A Defesa Civil do Estado de São Paulo alerta o Litoral Norte para a passagem de uma frente fria, com possibilidade de condições climáticas extremas para a região, entre este domingo (16) e terça-feira (18).
A previsão é de chuva forte, que pode vir acompanhada de raios, rajadas de vento acima de 70 km/h e possibilidade de granizo isolado.
O cenário é de atenção máxima, pois o volume e a intensidade das precipitações e ventos aumentam os riscos de alagamentos, deslizamentos de terra, destelhamentos e queda de árvores, especialmente em áreas de encosta.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
Os primeiros efeitos da frente fria serão notados no domingo (16), com chance de pancadas de chuva.
No entanto, o pior deve ser registrado na segunda-feira (17). Com o avanço do sistema, o Litoral Norte (junto com o Vale do Paraíba e a Serra da Mantiqueira) está entre as regiões que devem registrar os maiores acumulados de chuva, com potencial para tempestades severas.
A instabilidade persiste na terça-feira (18), com variação de nuvens e continuidade das condições para chuva forte. A Defesa Civil reforça que, apesar dos modelos não indicarem acumulados extremamente elevados em um único dia, o potencial para tempestades exige atenção redobrada.
Além dos riscos em terra, a passagem da frente fria deve provocar perturbações no oceano. O alerta inclui a possibilidade de agitação marítima e ressaca nas praias, exigindo cautela de pescadores, navegantes e moradores da orla.
A partir de quarta-feira (19), a frente fria deve se afastar, permitindo o retorno gradual de condições mais estáveis na região. A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os alertas oficiais e tome medidas preventivas.




