Atleta paralímpico de Caraguá bate recorde brasileiro e fatura ouro na natação

O futuro da natação paralímpica brasileira pode estar nas piscinas do Litoral Norte de São Paulo. Aos 13 anos, Arthur Demétrio, paratleta de Caraguatatuba, causou um grande impacto no Campeonato Brasileiro de Jovens, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, no último fim de semana.

Representando a equipe da cidade na categoria Sub-16, Demétrio não apenas conquistou cinco medalhas, mas também quebrou o recorde da prova dos 100 metros borboleta, garantindo o ouro. O garoto ainda faturou pratas nos 50 metros livre, 100 metros livre, 200 metros medley e 100 metros costas.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

atleta

O jovem está há apenas um ano e meio no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), sob a orientação do técnico Thiago Intrieri e já obteve um resultado impactante.

“O Arthur é surpreendente. Normalmente, atletas levam até três anos para se destacarem. Ele melhorou o tempo em todas as provas nesta competição. Foi inacreditável, tem muito potencial”, afirmou Intrieri.

A reação do atleta não poderia ser diferente. “Queria somente baixar meus tempos, e consegui. Quando vi no painel que tinha chegado em primeiro e ainda bati o recorde nos 100 metros borboleta, tive uma explosão de alegria na piscina”, contou o campeão.

Olho no futuro: Jogos Escolares e a base de talentos

O foco de Arthur agora se volta para a etapa final nacional dos Jogos Escolares, que acontece entre 24 e 29 de novembro. Ele será um dos cinco atletas de Caraguatatuba a representar a Seleção Paulista, buscando consolidar seu nome no esporte de rendimento.

Tanto Arthur quanto seu treinador fazem parte do programa municipal ‘Inclusão em Movimento’, que visa fomentar o esporte paralímpico na cidade. Segundo a secretária dos Direitos da Pessoa com Deficiência e do Idoso, Ivy Malerba, o resultado do jovem nadador é a prova de que a iniciativa está dando frutos.

atleta

Nos treinos de quarta-feira (22), Nicolas Silvestre, de 19 anos, campeão mundial sub-18 em 2024 e recordista brasileiro, treinou com a equipe. Silvestre, que também iniciou sua carreira sob a tutela de Thiago Intrieri em Caraguatatuba, destacou a importância de sua origem: “Caraguá e o Thiago foram minha base para chegar onde estou, sem dúvida”.

Nicolas se prepara para o Sul-Americano de 2026, os Jogos Parapan-Americanos de 2027 e, como meta principal, os Jogos Paralímpicos de Los Angeles em 2028. A presença de um atleta de alto rendimento serve de combustível para Arthur e os demais talentos do programa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *