As casas religiosas que desejam participar da 41ª Festa de Iemanjá em Caraguatatuba já podem garantir seu espaço. A prefeitura da cidade abriu o período de inscrições para o tradicional evento, que ocorrerá dia 6 de dezembro, a partir das 18h, na Praia do Centro.
Para participar e montar tendas para as homenagens à Mãe das Águas, os grupos devem preencher um formulário eletrônico disponível no site oficial da Secretaria de Turismo (clique aqui).
O prazo é curto, as inscrições só podem ser feitas até as 17h do dia 30 de setembro.
Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y
A Festa de Iemanjá em Caraguatatuba é uma das mais antigas da região, com uma história que remonta a 1923, quando pescadores locais iniciaram a tradição de ofertar presentes à Rainha do Mar em busca de proteção e fartura. Hoje, a celebração é um marco no calendário cultural da cidade.
Logística da festa de Iemanjá
A organização do evento limitou a participação a cerca de 40 espaços na areia. A distribuição das tendas será feita estritamente pela ordem de inscrição, com números pares e ímpares definindo a localização em relação à imagem principal de Iemanjá.
A montagem das estruturas no dia da festa está liberada das 8h às 15h. No entanto, a prefeitura impôs regras rigorosas que visam manter a ordem e a segurança do evento. Este ano será proibido depositar presentes e oferendas ao redor da imagem central da orixá.
Além disso, não será permitida a permanência ou circulação de veículos nas proximidades das tendas, e os infratores estão sujeitos a penalidades da Secretaria de Mobilidade Urbana.
Para as entidades que utilizarão ônibus fretados ou veículos de passeio de outras cidades, a prefeitura alerta que é necessário solicitar uma autorização de entrada com antecedência mínima de dez dias úteis pelo site ou telefone (12) 3897-8800. O processo é gratuito.
A lista oficial das casas religiosas cadastradas e autorizadas será divulgada no dia 7 de outubro no site da prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br).