Polícia Ambiental demole seis construções irregulares em Caraguatatuba

A Polícia Militar Ambiental realizou uma operação para combater a degradação e o avanço de construções irregulares em uma área de preservação de Caraguatatuba. A ação, conduzida no bairro Pegorelli, teve como foco o chamado ‘Núcleo de Invasão Bromélias’, que segundo a Ambiental, é uma área que sofre com o crescimento desordenado e a destruição de ecossistemas importantes da Mata Atlântica.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

Durante a operação, os agentes atuaram para conter os danos ambientais em uma vegetação de restinga e, especialmente, em uma floresta paludosa, que se desenvolve em solos alagados. As autoridades ressaltaram a importância ecológica desse tipo de mata, que desempenha um papel crucial no controle da erosão, no fomento à biodiversidade, no armazenamento de carbono e na purificação da água.

O resultado da intervenção da PM Ambiental incluiu a elaboração de seis Boletins de Ocorrência Ambiental e a demolição de seis construções irregulares que estavam desabitadas, em local de risco e sem a devida autorização ambiental. Além disso, foram lavrados quatro Autos de Infração Ambiental, e três indivíduos foram multados por infrações relacionadas à degradação da área.

A Polícia Ambiental adverte a importância de que a população realize consultas prévias junto aos órgãos competentes antes de adquirir terrenos ou construir em regiões sensíveis, como as de restinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *