Caraguatatuba proíbe soltura de fogos de artifício com estampido

A Câmara Municipal de Caraguatatuba aprovou o projeto de lei que proíbe a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos com estampido no município. O documento teve votos favoráveis de todos os vereadores, na manhã desta quinta-feira (14), e segue agora para sanção do prefeito Mateus Silva.

Siga o canal “Nova Imprensa” no WhatsApp e fique por dentro das notícias do Litoral Norte: https://whatsapp.com/channel/0029Vb3aWJl29759dfBaD40Y

A proposta havia sido vetada pela prefeitura devido o artigo que proibia a venda dos rojões. Para o prefeito,  o termo “comercialização” extrapolava a competência legal do município, violando princípios constitucionais e jurisprudências sobre atribuições legislativas da cidade.

O novo texto manteve o objetivo central de reduzir os impactos negativos à saúde de pessoas idosas, crianças, animais domésticos e silvestres, além de minimizar riscos de acidentes. Com a entrada em vigor, quem descumprir a norma poderá ser multado.

O projeto é de autoria do vereador Aurimar Mansano e recebeu também uma emenda da vereadora Dra. Lalá, aprovada por unanimidade, que destina 50% do valor arrecadado com as multas para entidades que atuam no atendimento e apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e para organizações não governamentais de proteção animal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *