A Polícia Civil prendeu em Caraguatatuba, nesta terça-feira (8), um homem de 33 anos envolvido em dois roubos a vans do Mercado Livre (leia aqui). Ele foi encontrado em sua casa, no bairro Pegorelli. A equipe também recuperou mercadorias avaliadas em cerca de R$ 10 mil.
Os crimes aconteceram no último domingo (6) na Rodovia Tamoios e novamente nesta terça-feira (8), no bairro Massaguaçu.
As investigações, focadas na repressão a roubos de carga na região, levaram ao homem, apontado como integrante do grupo criminoso responsável pelos assaltos.
Detalhes dos roubos e investigação
Segundo a polícia, em ambos os casos, homens encapuzados, utilizando um veículo de cor escura, abordaram vans do Mercado Livre e levaram diversas mercadorias. Os firmes são caracterizados pela restrição dos motoristas com o emprego de arma de fogo.
Com base em informações de um dos roubos, a Polícia Civil de Caraguatatuba iniciou diligências. Utilizando imagens de câmeras de monitoramento, a equipe de investigação conseguiu identificar o veículo que seguia a van roubada.
Através de ferramentas investigativas, rastreio de trajeto, depoimentos de testemunhas e troca de informações entre as forças de segurança, o emplacamento do veículo foi identificado, possibilitando a abordagem no bairro Pegorelli.
Prisão e recuperação dos bens
O homem abordado, identificado como F.D.C, confessou ter emprestado seu veículo para a prática dos dois crimes. Ele alegou que terceiros efetuaram os roubos e que, em troca, recebeu diversos itens subtraídos. No entanto, a Polícia Civil considera que o motorista participou ativamente dos roubos das cargas e do sequestro das vítimas.
Os policiais encontraram diversos objetos roubados ainda nas caixas do Mercado Livre na residência do detido.
Entre os materiais recuperados e já entregues à representante da empresa, estão: um teclado XPs30, uma TV de 50 polegadas, diversos equipamentos para pesca, um rack armário, equipamentos para limpeza doméstica, um ventilador, equipamentos de informática, um forno elétrico, objetos domésticos de organização e tapetes automotivos. Além disso, um celular foi apreendido para perícia.
O homem foi preso em flagrante por roubo majorado, caracterizado pela restrição de liberdade da vítima e uso de arma de fogo, bem como associação criminosa armada, devido à estabilidade e permanência do grupo na prática de crimes na cidade de Caraguatatuba.
Após exames médicos no IML, o preso foi apresentado para a audiência de custódia. As investigações continuam para identificar e capturar os demais criminosos envolvidos.