A Câmara dos Deputados debate nesta terça-feira (27), a partir das 15h30, o futuro do Porto de São Sebastião. A audiência pública reúne autoridades, especialistas e lideranças sindicais para discutir desafios e potencial logístico do terminal portuário do Litoral Norte paulista.
A iniciativa é da Comissão de Viação e Transportes, a partir de requerimento apresentado pelo deputado Kiko Celeguim (PT-SP).
Segundo o deputado Celeguim, o terminal se destaca como uma das promessas logísticas mais relevantes do Brasil. Ele destaca que o Porto de São Sebastião possui um dos calados mais profundos do país, com 25 metros, o que abre caminho para receber embarcações de grande porte e ampliar sua capacidade operacional.
“A finalização da duplicação da Rodovia dos Tamoios tem sido decisiva para melhorar o escoamento de cargas, facilitando o acesso ao porto e tornando a logística mais eficiente para a região”, afirmou o parlamentar.
O encontro tem representantes do setor público, especialistas em infraestrutura e dirigentes sindicais para discutir o papel estratégico do terminal portuário nas cadeias logísticas do país e os desafios de sua operação.
Dentre os convidados confirmados para o debate, estão o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Ernesto Sampaio, representando a Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de SP. Participa também o diretor de Assuntos Portuários da Prefeitura de São Sebastião e o presidente do Sindicato dos Estivadores do Porto de São Sebastião, Robson Wilson dos Santos, o Robson Ceará, e Frederico Bussinger, consultor e ex-presidente da Companhia Docas. Finalmente, Felipe Zangado, presidente do Comitê de Desenvolvimento do Porto.
Além das questões de infraestrutura, a audiência também aborda temas relacionados à gestão portuária, sustentabilidade e geração de empregos, especialmente diante da crescente movimentação de cargas na costa paulista.