O Hospital Regional do Litoral Norte (HRLN) iniciou 2025 com cinco captações de órgãos e tecidos para transplantes, beneficiando 10 pessoas. Desde 2023, a unidade integra o Programa Estadual de Transplantes, com a criação da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott). Entre os órgãos captados este ano estão rins, fígados e córneas.
O compromisso com a doação rendeu ao HRLN o prêmio Amigo do Transplante 2024, reconhecimento pelo trabalho na captação de órgãos e tecidos. Segundo Letícia Menino, presidente da Cihdott e supervisora da UTI pediátrica, “a maioria das famílias dos doadores expressou o desejo do paciente em vida de ajudar ao próximo, deixando um legado de generosidade”.
A Cihdott do HRLN conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, garantindo suporte integral às famílias durante todo o processo. “No HRLN, a captação de órgãos é conduzida com extrema atenção e respeito, reconhecendo o momento delicado que as famílias atravessam, diz Sandra Marcondes, diretora operacional da unidade.
“O que torna esse gesto tão significativo é que, mesmo diante da dor, muitas famílias já conheciam o desejo do ente querido de ajudar outras pessoas. Saber que essa decisão pode transformar vidas dá um novo significado à despedida e faz valer a pena cada esforço da equipe envolvida”, destaca.
Destaque na captação de órgãos
O HRLN tem se consolidado como um dos hospitais mais atuantes na captação de órgãos no estado de São Paulo, em parceria com a Central Estadual de Transplantes. A unidade é vinculada à Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e gerida pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG).