Operação flagra furto de energia em academia no Centro de São Sebastião

Uma operação policial flagrou o furto de energia elétrica em uma academia da região central de  São Sebastião, na última quarta-feira (22). O prejuízo estimado é de aproximadamente R$ 15 mil.

Técnicos da distribuidora de energia elétrica EDP identificaram o desvio na energia do estabelecimento e acionaram a Polícia Científica para realizar a perícia no local.

O proprietário da academia poderá responder pelo crime de furto de energia, conforme estabelece o Artigo 155 do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos, assim como uma multa. Além das implicações criminais, ele também terá que arcar com a cobrança da energia não faturada e custos administrativos durante o período em que a irregularidade ocorreu, de acordo com a Resolução da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Furto de energia

Segundo a empresa, nos últimos ano a EDP implementou diversas estratégias para combater fraudes de energia. O resultado foi uma redução significativa na reincidência desse tipo de delito, especialmente entre grandes consumidores, como comércios e indústrias.

A empresa destaca a utilização de inteligência artificial e algoritmos, que promovem maior eficácia nas operações, enquanto medidas como instalação de blindagens mecânicas nas instalações também têm contribuído para dificultar desvios.

Os furtos de energia são, em muitos casos, executadas de maneira insegura, colocando em perigo tanto os infratores quanto a comunidade ao redor. Ainda podem causar sobrecarga na rede elétrica, levando a interrupções no fornecimento de energia e danos a equipamentos elétricos dos consumidores.

Além disso, segundo a EDP, as perdas elétricas causadas por essas irregularidades refletem-se na tarifa da energia, penalizando todos os usuários da rede. Por isso, solicita a colaboração da população para denunciar ligações irregulares pelos canais de atendimento: Aplicativo EDP Online (disponível para tablets e smartphones); WhatsApp: (11) 93465-2888 e Central de Atendimento: 0800 721 0123

Todos os canais são gratuitos e estão disponíveis 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *