Caranha: 400 kg de espécie em extinção são apreendidos em comércios

A Polícia Militar Ambiental Marítima flagrou e apreendeu quase 400 quilos de caranha, espécie de peixe ameaçada de extinção, durante uma fiscalização no Centro de Ubatuba, na tarde desta quarta-feira (12). Dois comércios foram multados em R$ 27.760 e R$ 9.200, por venda ilegal.

O flagrante aconteceu enquanto a equipe promovia inspeções em estabelecimentos comerciais de pescado. Em um deles havia um exemplar da espécie exposto para venda. Ao continuar a vistoria, a equipe localizou mais espécimes dentro de uma van, de propriedade de um dos sócios, pesando 297 quilos no total. Em um estabelecimento próximo, também foram encontrados mais exemplares do peixe ameaçado de extinção, somando 90 quilos.

extinção

Agora, os infratores deverão comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para prestar esclarecimentos. Eles podem ser chamados pela autoridade judiciária, que já está notificada sobre o crime ambiental.

Os 11 exemplares da caranha, pesando 387 quilos, foram apreendidos e doados a instituições filantrópicas, como Santa Casa, Lar Vicentino e Guarda Mirim.

A população pode colaborar com denúncias ambientais através do telefone (12) 3842-0123.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *