Um pescador de Ubatuba foi multado em R$ 2.168 por capturar uma garoupa de 1,4 quilo, espécie ameaçada de extinção. Ele também pode responder judicialmente por crime ambiental.
O flagrante ocorreu quando agentes da Polícia Ambiental Marítima faziam patrulhamento de rotina na região da Barra dos Pescadores, durante a tarde desta quarta-feira (9).
A embarcação de arrasto de camarão estava atracada no píer local. Durante a vistoria, o peixe foi encontrado em meio a grande quantidade de camarão sete-barbas e gelo. A garoupa consta como vulnerável, na lista oficial de espécies ameaçados de extinção, conforme a portaria Ministério do Meio Ambiente.
O auto de infração foi emitido pela contravenção de “pescar espécies que devam ser preservadas”, em desfavor do mestre da embarcação, único tripulante no momento da abordagem. Ele ainda deverá comparecer à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo, para prestar esclarecimentos para definição do processo criminal.
A embarcação, redes der arrasto e demais petrechos utilizados no ato, foram apreendidos, bem como o pescado, que foi destinado ao Lar Vicentino de Ubatuba.
Denúncias sobre crimes ambeintais no Litoral Norte podem ser feitas pelo telefone 12 3842-0123.