Está aberta a temporada de seleção de currículos para vagas temporárias de Natal. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Taubaté e região (Sincovat), a previsão é a abertura 3.902 vagas temporária na região do Vale do Paraíba para comércio no período. Além de 1.600 oportunidades em serviços, principalmente no Litoral Norte.
Nas cidades turísticas de Caraguatatuba, São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba, que já se preparam para a temporada de verão, o volume de vagas para hoteis, pousadas, restaurantes e outras áreas de serviços deve ter um salto.
Lojas de vestuário, tecidos, calçados e supermercados devem liderar a criação de vagas formais. Entre os cargos que mais serão solicitados estão os de vendedores, repositores de estoques, caixas, empacotadores e seguranças.
Segundo o sindicato, o número é 6% maior que em 2023. O desempenho do mercado de trabalho está diretamente ligado às vendas e, recentemente, o Sincovat divulgou um balanço do 1º semestre que mostrou um crescimento de 9,5% em relação aos primeiros seis meses do ano passado, o melhor primeiro semestre da história.
“Entramos no período do ano mais esperado pelo varejo e para atender os clientes haverá necessidade de reforçar a equipe de funcionários. Estamos falando de colaboradores com carteira assinada”, comenta o presidente do Sincovat e vice-presidente da FecomercioSP, Dan Guinsburg.
As vagas temporárias costumam ser boas oportunidades para um emprego fixo. Segundo o Sincovat, tradicionalmente, cerca de 20% a 25% dos colaboradores que começam a trabalhar agora conseguem se manter na empresa. “Muitas vezes a pessoa não tem experiência e o comércio acaba sendo a porta de entrada para muita gente no mercado de trabalho. O candidato a uma vaga precisa demonstrar boa vontade, disposição e trabalhar com bastante atenção, atendendo bem. Assim, terá grandes chances de ser contratado em definitivo,” explica Dan.
Os interessados devem espalhar currículos pelas lojas, já que a maioria tem seleção própria. Algumas colocam cartazes nas vitrines informando os cargos que precisam. Também é importante ficar atento às redes sociais das empresas e aos Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de sua cidade.