Caraguatatuba recebe o Caminhão da Boa Energia da EDP em 10 escolas municipais

O Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante da EDP, receberá alunos de 10 escolas municipais de Caraguatatuba até o dia 9 de agosto. A passagem do veículo visa a educação ambiental da comunidade e envolve a capacitação de 49 professores e participação de 5.991 estudantes.

As atividades contemplam o desenvolvimento de ações pedagógicas, onde o público tem acesso a um conjunto de ações e recursos interativos e virtuais, além de materiais de apoio. No Caminhão da Boa Energia da EDP, os visitantes vivenciam uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, o caminho da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de apresentar dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.

O Caminhão da Boa Energia faz parte do projeto Boa Energia nas Escolas, realizado pela concessionária de energia há 13 anos. O ciclo de 2024 do projeto teve início em cidades do Alto Tietê, em março. No Litoral Norte, o veículo passou por São Sebastião em junho. Até o momento, alunos de mais de 60 escolas da área de concessão já passaram pelo laboratório itinerante da EDP.

O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).

Atividades que o caminhão-laboratório oferece

– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.

– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar o quanto consomem os principais equipamentos de casa ao longo do mês.

– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;

– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;

– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;

– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.

– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.

– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.

– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.

– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.

Cronograma

25 e 26 de julho – EMEF Profa. Antônia Antunes Arouca
29 de julho – EMEF Maria Aparecida de Carvalho
30 de julho – EMEF Maria Aparecida Ujio
31 de julho – EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz
1º de agosto – EMEF Luiz Silvar do Prado
2 de agosto – EMEF Prof. Auracy Mansano
5 de agosto – EMEF Profa. Maria Moraes de Oliveira
6 de agosto – EMEFEBS Prof. Ricardo L. Sammarco Serra
7 de agosto – EMEF Prof. Antônio de Freitas Avelar
8 e 9 de agosto – EMEF Prof. Euclides Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *