Uma onça-parda foi flagrada por câmeras de monitoramento passeando pela rodovia dos Tamoios. O registro ocorreu em uma das 17 passagens de fauna, construídas ao longo da via, para evitar atropelamentos e manter a a saúde do ecossistema da região.
A espécie é emblemática das matas brasileiras e, por estar no topo da cadeia alimentar e necessitar de grandes áreas preservadas para sobreviver, é representativa em termos de conservação. É um animal indicador de qualidade ambiental da área onde habita.
As passagens de fauna têm o objetivo de garantir a preservação e a biodiversidade de fauna, bem como a segurança dos usuários da rodovia, direcionando a travessia de animais de um lado para o outro da pista sem que eles tenham acesso aos veículos que trafegam pelo local. Assim como ocorreu com a visita da onça-parda.
Destas 17 passagens, 14 são subterrâneas e 3 aéreas (sendo uma delas, o primeiro viaduto vegetado do país). No trecho dos Contornos Norte e Sul, há 7 passagens de fauna em fase de construção pela Concessionária Tamoios.