Litoral Norte inicia vacinação contra dengue; São Sebastião confirma 1ª morte pela doença

As cidades do Litoral Norte inciam nessa semana a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes. A região enfrenta uma epidemia da doença e já registra mais de 14 mil casos, além de cinco mortes confirmadas, sendo uma em Caraguatatuba, uma em São Sebastião e três em Ubatuba.

O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a disponibilizar vacinas contra a dengue no sistema público de saúde. Produzida pelo laboratório japonês Takeda, os imunizantes são destinados de acordo com as regiões de maior incidência e transmissão do vírus.

São Sebastião

O município de São Sebastião tem 3.193 casos positivos da doença e divulgou a confirmação da primeira morte, um homem de 27 anos, morador da Barra do Sahy. A cidade segue com quatro casos de óbito suspeito em investigação pelo Instituto Adolf Lutz (IAL) de São Paulo.

A imunização de crianças de 10 a 11 anos começa nesta quarta-feira (8). O município recebeu 1.460 doses da vacina, que estarão disponíveis de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs). As crianças devem ser levadas à USF com a carteirinha de vacinação e acompanhada de um responsável.

Ilhabela

O arquipélago registra 2.669 casos da doença e nenhuma morte. A campanha também inicia nesta quarta, para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, em todas as Unidades Básicas de Saúde da cidade. Os pais ou responsáveis devem comparecer na Unidade de Saúde com documento de identificação e a caderneta de vacinação, das 8h às 17h.

Ubatuba

Ubatuba também inicia a aplicação das doses a dengue nesta quarta. A imunização terá como público-alvo apenas crianças de 10 e 11 anos, conforme determinação estadual.

As doses da vacina chegaram ao município na sexta-feira e estão disponíveis nas UBSs Cícero Gomes, Ipiranguinha, Sesmaria, Itaguá, Estufa II e Estufa II-A. As demais unidades iniciarão a campanha na quinta-feira (9).

A cidade esperava receber 6 mil doses, mas apenas 1.505 foram repassadas.

Caraguatatuba

Caraguatatuba inicia na segunda-feira (13), a vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos completos. A imunização será feita via agendamento do Canal 156 visando melhor organização, já que o município também recebeu do governo estadual menos que o previsto. São2.321 doses e o público alvo contempla 8.509 pessoas.

A vacinação será disponibilizada em todas as unidades de saúde, exceto da Tabatinga. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação.

A solicitação através do aplicativo 156 pode ser realizada a partir desta quinta-feira (9). O paciente será notificado da data de agendamento, por email e push no próprio aplicativo.

Vacina

O Ministério da Saúde definiu que o esquema de vacinação é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda.

Crianças que nos últimos seis meses tiveram dengue confirmada, ou duas ou mais manifestações de sintomas como náuseas, vômitos, erupção na pele, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos devem aguardar seis meses para tomar.

A dose é contraindicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles que recebem terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos no prazo de quatro semanas anteriores à vacinação.

Ela também não deve ser aplicada em pessoas com anafilaxia ou reação de hipersensibilidade a qualquer componente ou à uma dose anterior dessa vacina; pessoas com infecção por HIV; e gestantes e adolescentes que estejam amamentando (lactantes).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *