A Prefeitura de Caraguatatuba denunciou a empresa GERP Pesquisas, que estaria realizando pesquisa eleitoral por telefone em nome do município. Várias pessoas entraram em contato após receber ligações da companhia, com sede na cidade de Niterói, no Rio do Janeiro.
“Recebi uma ligação da empresa GERP Pesquisas que falou que era contratada da prefeitura de Caraguatatuba para realizar uma pesquisa. Perguntou se eu poderia participar, eu disse que sim. A pesquisadora falou que a ligação seria gravada eu concordei, porém quando eu também coloquei a ligação para gravar, ela desligou”, disse uma das pessoas entrevistadas.
No outro caso, citam que mesmo sendo pesquisa eleitoral foi encomendada pela administração pública. “Achei estranho que eles deixaram claro que era uma pesquisa encomendada pela Prefeitura, mas falando de nomes que devem disputar as eleições”, comentou.
A Prefeitura de Caraguatatuba reforça que não encomenda pesquisas eleitorais, medida que é terminantemente vedada pela legislação. A Secretaria de Assuntos Jurídicos deve tomar as medidas legais cabíveis e pede aos munícipes que, ao receber ligação da empresa, gravem a conversa.
Este ano, as eleições municipais no Brasil ocorrerão em 6 de outubro, com segundo turno marcado para 27 do mesmo mês. Os eleitores escolherão os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios do país.