Cerca de 100 voluntários participaram de uma ação de limpeza no último sábado (6), na Praia do Perequê, em Ilhabela. O grupo recolheu 160 kg de lixo da areia e do mar. Dentre os objetos coletados estão cigarros e plásticos, bem como um aparelho de rádio antigo e até um cone de sinalização.
Na areia, a coleta foi comandada por funcionários da secretaria de Meio Ambiente e por integrantes do Instituto Argonauta. No mar, os atletas de canoa havaiana das principais bases da cidade recolheram o lixo flutuante.
O lixo coletado ao longo da ação passou por pesagem e triagem. O destino final foi o Centro de Triagem Nega Malu, localizado na Água Branca.
“Essas ações de limpeza em forma de mutirão são extremamente importantes e necessárias na sensibilização e no envolvimento da sociedade civil, em especial de crianças e adolescentes, motivando as práticas de sustentabilidade”, pontuou a secretária de Meio Ambiente e engenheira florestal, Kátia Freire.
“Infelizmente ainda existem descartes irregulares de lixo e por isso é fundamental o trabalho de conscientização quanto a preservação dos recursos hídricos e fauna marinha”, destacou ela.
A participante do projeto Viva Instituto Verde Azul, Mia Morete, lembrou ainda que os animais também podem sufocar com o lixo. “Não somente a ingestão é perigosa, mas eles podem se enroscar e ficarem de alguma forma presos nesses resíduos”.
Para ela, a campanha é para sensibilizar a população. “Verem que há um trabalho conjunto para salvar espécies que estão aqui até mesmo antes de nós”, concluiu.
O evento contou com apoio do Instituto Argonauta, Projeto Baleia Jubarte, Viva Instituto Verde Azul, Proa Va’a, Paddle Club Ilhabela, Esporte Clube Ilhabela, Base Alpha Ilhabela, Rotary Club de Ilhabela e Rotaract Club de Ilhabela.