Ilhabela recebeu a inauguração do Centro Municipal Especializado em Reabilitação e Transtorno do Espectro Autista, na última terça-feira (2). A unidade é a primeira do Litoral Norte e tem como objetivo proporcionar um atendimento mais humanizado e que contemple as múltiplas necessidades das crianças e adolescentes com autismo.
A equipe do centro será composta por mais de 20 profissionais que trabalharão de forma complementar. Haverá tratamentos de terapeuta ocupacional, psicólogo, psicopedagogo, psiquiatra, nutricionista, fonoaudiólogo, pediatra com especialização em psiquiatria neurológica, assistente social, cirurgião pediatra, enfermeiro e técnico em enfermagem.
O centro deverá atender em torno de 500 crianças por mês, totalizando mais de 2 mil atendimentos, conforme a necessidade de mais de um profissional ou tipos de terapias.
O local conta com sala de audiometria, na qual o atendido tem um exame completo do aparelho auditivo, com laudo emitido na hora, e a sala sensorial, um espaço que disponibiliza exercícios de equilíbrio e estimulação motora, que possui equipamentos que auxiliam os atendidos com dificuldade em ficarem de pé a erguerem-se. Além disso, possui serviço de acupuntura e um grupo de pais, no qual os responsáveis legais podem trocar experiências e tirar dúvidas sobre o espectro autista.
Para o prefeito de Ilhabela, Antônio Colucci, concentrar todas as terapias no mesmo local garante uma continuidade dos serviços ao facilitar a vida dos responsáveis legais e a troca de conhecimento entre os profissionais.
“É importante que exista esse centro e que o atendimento possa ser realizado na sua totalidade, inclusive facilitando o acesso às famílias, pois todas as consultas podem ser realizadas no mesmo dia, em horários seguidos, facilitando os diferentes tratamentos que se complementam. O psicólogo, por exemplo, pode identificar a necessidade de um acompanhamento fonoaudiológico e vice-versa”.
Encaminhamento médico
Os atendidos pelo centro serão encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que identificam algum distúrbio, como a dificuldade na fala ou na audição. A criança ou adolescente então é encaminhado pelo médico para atendimento e avaliação, sendo definido posteriormente um projeto terapêutico individualizado.
O Centro Especializado no Transtorno do Espectro Autista está localizado na rua Carolina Vanderstappen, 275, no bairro do Perequê.