A polícia atendeu, na madrugada desse domingo (31), mais um caso de vandalismo envolvendo o transporte público de São Sebastião. Segundo o motorista do ônibus atingido, ao parar o veículo no ponto um rapaz arremessou uma pedra na porta dianteira e quebrou os vidros.
O fato aconteceu por volta de 1h50, com a linha tronco 2, que fazia o trajeto Centro/Boraceia. Ninguém ficou ferido.
A prefeitura registrou um boletim de ocorrência e informou que atos como esses devem ser repreendidos e denunciados pela população. O dano ao patrimônio público é considerado crime qualificado. De acordo com o artigo 163, inciso III, do Código Penal, pode gerar uma pena de seis meses a um ano de prisão ou pagamento de multa e reparação do prejuízo causado.
Outros casos
Esse é o terceiro caso de vandalismo ao transporte coletivo registrado nos últimos 12 meses em São Sebastião, sendo o segundo, somente neste ano.
O primeiro deles ocorreu em 25 de março de 2023, um dia após a entrega da nova frota de ônibus para o município. Na ocasião, um veículo foi depredado na altura de Juquehy, na Costa Sul. Ninguém ficou ferido.
Mais recentemente, em 31 de janeiro, um outro ônibus foi incendiado no Terminal do Itatinga, na região central da cidade. No momento do crime, o ônibus estava vazio e o caso foi encaminhado para Polícia Civil investigar a motivação.
Novo sistema e frota
Desde dezembro de 2022, a Prefeitura mudou o sistema de transporte coletivo no município, com a criação de novas linhas, integração e novos ônibus, com acessibilidade, internet e ar-condicionado. A SOU, da Sancetur, empresa responsável pela prestação do serviço, observou um aumento exponencial no número de passageiros.
Em dezembro do ano passado, como medida de democratizar o acesso ao transporte, o valor da tarifa foi reduzido para R$ 2, de segunda a sábado. Aos domingos, o transporte passou a ser gratuito para toda população.