Litoral Norte fica fora da lista de vacinação contra dengue

A região do Vale do Paraíba e Litoral Norte ficou fora da lista de recebimento para novos lotes da vacina contra a dengue. A divulgação das cidades beneficiadas foi feita nesta quarta-feira (27) pelo Ministério da Saúde, mas não contemplou essa área do Estado que mais possui mortes pela doença: foram 32 registros de óbitos até o momento.

No número de casos confirmados, a região metropolitana do Vale do Paraíba só perde para a capital paulista. São 53.643 casos contra pouco mais de 89 mil na cidade de São Paulo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a distribuição das doses leva em conta as taxas de transmissão nos últimos meses em relação a quantidade de habitantes dos municípios. Neste momento foram priorizadas cidades com mais de 100 mil pessoas.

Desta vez, a vacina contra a dengue vai chegar para mais 154 municípios brasileiros. Até então, 521 cidades haviam sido selecionadas para receber as doses e iniciar a vacinação contra a doença na rede pública em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Vacina contra dengue

A vacinação contra a dengue reduz o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da mortalidade pela doença e chega como importante aliada no combate ao vírus em países de alta prevalência de dengue.

A QDenga, produzida pelo laboratório japonês Takeda, foi escolhida para ser aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É uma vacina tetravalente atenuada contra os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), produzida a partir de tecnologia de DNA recombinante. Dessa maneira, ela induz uma resposta semelhante àquela produzida pela infecção natural, mas sem causar a doença.

A dose é indicada para a prevenção da dengue em indivíduos imunocompetentes dos 4 aos 60 anos de idade. O imunizante é empregado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *