Ilhabela ganha novo Mercado do Peixe para venda de pescados caiçaras

A Prefeitura de Ilhabela inaugurou, na última sexta-feira (22), o novo Mercado do Peixe. Com o nome de Leovaldo Barbosa dos Santos “Seu Orlando”, o espaço tem o intuito de beneficiar pescadores artesanais e ser mais um atrativo no centro comercial da cidade, fomentando a economia local.

O espaço conta com nove boxes disponíveis para associações e pescadores, sendo composto por três quiosques, onde funcionarão restaurantes, uma câmara fria e um elevador panorâmico que garante a acessibilidade dentro do prédio.

Na parte esportiva, na área externa, o projeto aproveitou a pista de skate que existia ali para fomentar a prática. Além de um espaço reservado aos praticantes de kite surfe.

Além da estrutura para manuseio e venda dos produtos, os pescadores também poderão usufruir de vestiários, guarda-volumes e área de alimentação para uso comum.

O secretário das Comunidades Tradicionais, Pesca e Agricultura, Ezequiel Alves, destacou a importância do espaço para a comunidade caiçara. “É importante que os pescadores tenham esse lugar para tomar um banho, guardar documentos e até roupas. É um espaço bacana pensado justamente no caiçara, que é a marca da nossa cidade. Então estamos muito felizes e estou muito agradecido a Deus por hoje esse projeto se tornar realidade”, ressaltou.

Homenagem

“Seu Orlando”, caiçara nascido em 20 de setembro de 1920, foi pescador artesanal e servidor público na Câmara Municipal durante 22 anos e como caiçara se dedicou a pesca por décadas.

Odair Barbosa dos Santos, filho do homenageado, representou a família no ato. “A família Barbosa extremamente agradecida, honrada e com muito júbilo, agradece essa homenagem prestada à família, à Leovaldo Barbosa dos Santos, que faleceu em 1985. Esse espaço que agora se inaugura é uma obra que vai atender a todos os pescadores de forma excepcional, tem toda a infraestrutura que eles precisam e eles merecem”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *