Exposição de fotografias antigas de Ilhabela chega ao MIS esta semana

A exposição ‘Villa Bella – Memória iconográfica de uma bela Ilha’ será inanugurada nesta terça-feira (26) em um dos principais espaços de cultura da capital paulista. A mostra segue até 30 de abril no MIS (Museu da Imagem e do Som).

Após estreiar em Ilhabela, e ir para a cidade de São Paulo, a mostra vai passar pelo Teatro Municipal de Ubatuba, entre 17 de maio e 8 de junho, e depois segue para Caraguatatuba, onde poderá ser vista no Museu de Arte e Cultura (MACC), de 20 de junho a 20 de julho.

Organizada pela fotógrafa paulistana Maristela Colucci, a exposição reúne 69 imagens retratando momentos do passado que permeiam a cultura e a vida dos moradores de Ilhabela, marcando especialmente a transição de Villa Bella para Ilhabela.

O material iconográfico abrange registros entre 1900 e 1980, período que coincide com a evolução da fotografia e com a consolidação de uma cultura múltipla e complexa dentro do arquipélago. A partir da década de 1990, ao mesmo tempo que assistimos ao início de uma grande mudança na captação e no compartilhamento de fotografias, vemos o turismo de massa se intensificar e interferir em hábitos locais, descaracterizando ambientes, geografia e modo de vida tradicional caiçara.

A exposição é fruto de uma profunda pesquisa sobre essa pluralidade cultural. Durante o processo, Maristela Colucci deparou-se com acervos particulares de famílias caiçaras e dos primeiros imigrantes e veranistas.

As imagens cedidas para integrar a exposição foram organizadas por eixos temáticos: Travessia, Bem-vindos, Casamentos, Retratos, Economia, Engenhos, Cotidiano, Carnaval, Religião, Curiosidades, Educação, Congada, Arquitetura, Pesca e Natureza.

“Os 15 eixos estabelecidos foram surgindo aos poucos, para assim costurar a história da ilha. Na edição, privilegiei a arte da fotografia e o registro histórico. A pesquisa nos mostrou claramente que ainda há muito terreno a garimpar”, explica Maristela.

Ao longo da jornada de pesquisa e concepção da mostra, foram encontradas diversas fotografias em papel – cujos negativos se perderam –, armazenadas em caixas, álbuns e, algumas poucas, emolduradas. No caso dos slides, a conservação não era ideal e as imagens apresentavam marcas de manuseio e fungos. A maior surpresa foi encontrar daguerreótipos feitos nas décadas de 1920 e 1930.

A circulação da exposição é viabilizada por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O projeto ainda prevê, no futuro, a publicação de um livro.

Com o intuito de compartilhar o acervo para mais pessoas, as imagens estão disponíveis para pesquisa e acesso online no Instagram do projeto: @ilhabela_1900_1980_villa_bella.

Serviço

Abertura: 26 de março de 2024, das 19h às 21h30
Terças a sextas, das 10h às 19h
Sábados, das 10h às 20h
Domingos e feriados, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *