Equipamento usado no desassoreamento do Rio Sahy é alvo de ação criminosa

O equipamento que seria usado para dragar o Rio Sahy, na Costa Sul de São Sebastião, foi alvo de vandalismo na madrugada desta quarta-feira (6). Houve danos nos sistemas eletrônicos e hidráulicos da draga.

A empresa responsável pelo serviço faz levantamento do prejuízo e deve registrar boletim de ocorrência nesta quinta (7).

Houve danos nos sistemas eletrônicos e hidráulicos da drag (Foto: PMSS/ Divulgação)

O prefeito Felipe Augusto lamentou o ocorrido e destacou que a administração realiza levantamento de imagens de câmeras de monitoramento da região para verificar o possível registro dos atos que, ao que tudo indica, foi criminoso.

O equipamento chegou na última sexta-feira (1º) e seria utilizado para iniciar a dragagem do rio Sahy, um dos mais afetados pela tragédia do dia 19 de fevereiro de 2023 quando parte da lama foi levada para o leito que tinha cerca de um metro de profundidade e ficou com cerca de 30 centímetros, o que prejudica o escoamento da água do bairro em dias de chuvas fortes.

Equipamento é usado para reverter danos causados pelas chuvas de fevereiro de 2023 que destruíram a costa sul (Foto: PMSS/ Divulgação)

O desassoreamento, conforme a Secretaria do Meio Ambiente, prevê a retomada de sua profundidade real, com a retirada da lama do leito e das laterais. Também faz parte da obra uma estrutura de contenção na foz do Rio Sahy, com o objetivo de mitigar o processo erosivo.

De acordo com a Secretaria de Obras, as intervenções são complementares aos serviços de contenção e drenagem em andamento no bairro.

No momento está sendo feito um sistema de drenagem com nova travessia sob a rodovia Dr. Manoel Hyppólito do Rego (SP-55) e lançamento das águas pluviais no Rio Sahy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *