Litoral Norte usa geointeligência para evitar catástrofes no período de chuvas

O Litoral Norte está em alerta, a partir de hoje, com objetivo de evitar catástrofes no período de chuvas, e conta com uso da geointeligência. A estimativa é que os volumes diários de chuvas até segunda-feira (15)  fiquem em torno de 100 mm ao dia, segundo o Instituto Nacional de Metereologia.

Com o alerta, as prefeituras redobram os cuidados e o monitoramento de áreas com risco de inundação e ocupações em encostas. “As ferramentas de geointeligência e gestão municipal são muito importantes para fundamentar as ações do poder público”, disse o prefeito São Sebastião, Felipe Augusto.

Para ele, a plataforma gera condições para que os servidores e as secretarias façam o planejamento para a reestruturação do município.

Geointeligência na prática

gastroenterite tragédia litoral norte geointeligência

A plataforma implementada por São Sebastião conta com um sistema de mapeamento geoespacial que integra informações para a gestão de crises.

Outras cidades, por exemplo, Caraguatatuba e Bertioga, também adotaram soluções semelhantes para enfrentar desafios da gestão.

“No contexto de desastres naturais recorrentes, a geotecnologia se destaca como uma ferramenta para um planejamento urbano mais resiliente, garantindo a segurança e qualidade de vida da população”, completou Felipe Augusto.

Caraguatatuba

Já em Caraguatatuba, os desafios enfrentados pelas equipes técnicas das secretarias de Planejamento, Habitação, Urbanismo, Meio Ambiente e Finanças, estão sendo solucionados com o uso da tecnologia.

“O recente desenvolvimento do nosso município tem demandado eficiência na gestão pública”, disse Aguilar Junior, prefeito de Caraguatatuba.

Desde 2022, a prefeitura usa o sistema de monitoramento, que fornece informações automáticas para a Coordenadoria da Defesa Civil. Desta forma, orienta sobre eventos extremos como chuvas, tempestades, acumulado de diversas horas, índice pluviométrico, entre outras.

“São períodos de fortes chuvas e mudanças climáticas bruscas que aumentam nossa preocupação com as áreas de risco”, explica o prefeito. O monitoramento é essencial para apoiar as decisões, segundo ele.

Entre as ações adotadas pelo município está o cadastramento de todos os imóveis em área de risco pela Defesa Civil. Ele contém os nomes dos moradores, números de telefone e um perfil completo do local. Então é feita uma avaliação dos riscos, caso haja necessidade de enviar alertas ou socorro para essas pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *