Moradores denunciam volta do descarte irregular de entulho no Capricórnio

Moradores do bairro Jardim Capricórnio, na região Norte de Caraguatatuba, procuraram o Nova Imprensa para denunciar a volta de descarte irregular de entulho no bairro. A empresa, segundo a denúncia, fica às margens da Rodovia Rio-Santos (SP-55) e “obstrui a passagem com o entulho, obrigando moradores a andarem pela via, colocando vidas em risco de atropelamento”. Além disso, tal atitude configura crime ambiental.

Em 2020, os munícipes reclamaram ao NI (leia aqui) sobre o constante descarte irregular de entulho. A empresa de materiais de construção Kasqueiro foi multada pela prefeitura e manteve o local limpo por um tempo. Porém, a prática teria sido retomada há alguns meses.

entulho

Procurado pelo NI, o responsável pela empresa, identificado como Eder, informou que “a população joga lixo, entulho e a culpa sempre recai na Kasqueiro”. E completou: “meus entulhos, na verdade são paletes retornáveis, na correria de fim de ano, não conseguimos colocar no lugar adequado”.

O Nova Imprensa fez contato também com a Prefeitura de Caraguatatuba, por meio da Secretaria de Urbanismo, que realizou uma vistoria no local indicado. Então, o estabelecimento comercial recebeu notificação pelo descarte irregular e precisou remover o material. As multas para esse tipo de infração chegam a R$ 2.116,00.

A prefeitura pontuou que essa não é a primeira vez que o local é alvo de fiscalização. Além disso, a reiterou a importância da população denunciar os casos de descarte irregular, pois vai contra a Lei Municipal nº 1.144/80 (Código de Posturas). Bem como “traz graves prejuízos ambientais e pode representar um risco à saúde”.

O Canal 156 recebe denúncias.

A empresa

Através de sua assessoria jurídica, a Kasqueiro informou que “A empresa já foi alvo de inúmeras denúncias, porém, já foi comprovado anteriormente que tais descartes não foram realizados por seus representantes”. Além disso, em nota destacou que “se faz necessário que o órgão competente cumpra a rigor a fiscalização no local, evitando que pessoas e empresas que não guardam relação com o descarte irregular sejam prejudicadas.

Finalmente, a assessoria assumiu que “Por um descuido, a empresa deixou poucos paletes retornáveis próximo ao local alvo da denúncia, mas em momento posterior foram todos retirados”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *