Alex Kuhl, velejador de Ilhabela que aos 15 anos conquistou o Campeonato Mundial de Optimist, estreou nesta segunda-feira (11), na 52ª edição do Mundial da Juventude. A competição é realizada em Búzios (RJ) e conta com mais de 400 atletas de 62 nações. No cronograma, aproximadamente 140 regatas até a próxima sexta-feira (15).
Kuhl, que se formou na Escola de Vela Lars Grael, com apoio da Prefeitura de Ilhabela, aos 19 anos veleja na Classe Nacra.
As regatas aconteceram com chuva e ventos de fraca para média intensidade no litoral fluminense, que recebe o evento pela segunda vez.
A Equipe Brasileira de Vela defende uma história de sucesso na competição, que revelou campeões olímpicos, pan-americanos e mundiais como Robert Scheidt, Martine Grael, Kahena Kunze e Ricardo Winicki. Agora, o time conta com 13 atletas nas regatas promovidas no Iate Clube de Búzios e no Búzios Vela Clube. Na estreia, Alex Kuhl e Alexia Buuck conseguiram o oitavo lugar.
Os resultados gerais da competição estão no link: https://worldsailingywc.org/notice-board/
Alex Kuhl
Alex Di Francesco Kuhl nasceu na Alemanha e veio para o Brasil com um ano, diretamente para Ilhabela, a Capital da Vela. “Sempre vivi no mar, com meu pai, minha família. Comecei a velejar com sete anos”, declarou o jovem. “Minha mãe trabalhava numa pousada que tinha ligação com uma escola de iatismo, de vela. Então, eu fazia umas clínicas e acabei gostando do esporte”, confessa.