Robalos são vendidos ilegalmente em Ilhabela

A Polícia Militar Ambiental Marítima apreendeu três robalos com perfurações de arpões expostos em um comércio de Ilhabela. O flagrante foi no primeiro dia Operação Impacto de Finados, que realizou ações contra o transporte, armazenamento, beneficiamento e comércio ilegal de pescado.

Durante as fiscalizações, a equipe encontrou os três exemplares de robalo-flecha, da espécie Centropomus undecimalis, à venda em um comércio de pescado no bairro Saco da Capela.

Segundo os policiais, as perfurações eram características de arbaletes, utilizados na pesca subaquática, o que contraria a legislação pesqueira vigente.

robalo

De acordo com a lei, é proibido o comércio de pescado oriundo desta modalidade de pesca amadora. Além disso, proíbe o pescador profissional, mesmo que autorizado a vender para os comércios, de utilizar essa modalidade. Logo, é impossível o comércio de peixes capturados com uso de arpões ou arbaletes.

Durante a fiscalização, o responsável pela loja não apresentou qualquer documento que comprovasse a origem do pescado. Por isso recebeu um auto de infração ambiental e terá que comparecer a uma unidade da Secretaria do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.

Os 17 quilos de pescado foram doados ao Fundo Social de Solidariedade do município,

A Polícia Militar Ambiental Marítima aceita denúncias no telefone (12) 3842-0123.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *