Procon orienta consumidor a evitar golpes na Black Friday

A Black Friday, que em 2023 está marcada para esta sexta-feira (24), foi criada como uma oportunidade de bons negócios para o consumidor. Entretanto, a Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania do Governo de São Paulo, alerta para os golpes que são aplicados nessa época.

De 2020 até 2022 houve um aumento das compras on-line por causa do isolamento social o que acabou com o crescimento do número de reclamações de consumidores nas compras pela internet. Então, de sites falsos a preços inalterados, o órgão oferece algumas dicas para evitar dissabores ao consumidor.

Compras online

1. Se uma oferta parecer muito boa para ser verdade, provavelmente não é. Por isso, desconfie de descontos extremamente altos ou produtos com preços muito abaixo do valor de mercado.

2. Procure comprar de lojas conhecidas e confiáveis, tanto físicas quanto on-line. Certifique-se de que o site é seguro, verificando se há um cadeado na barra de endereço do navegador. Além disso, dê preferência a fornecedores que informem canais de atendimento, CNPJ e endereço físico. O Procon disponibilizou uma lista de sites com grande quantidade de reclamações e devem ser evitados aqui.

3. Cuidado com e-mails e mensagens suspeitas: Golpistas muitas vezes tentam atrair pessoas através de promoções falsas enviadas por email ou mensagens de texto. Portanto, desconfie de qualquer comunicação que solicite informações pessoais ou financeiras. Verifique sempre a origem e a autenticidade das mensagens antes de responder ou clicar em qualquer link.

4. Dê preferência aos métodos de pagamento seguros, como cartões de crédito e pagamentos eletrônicos confiáveis. Desta forma, evite fornecer informações sensíveis, como números de cartão de crédito, por telefone ou em sites não seguros.

5. Não clique em links enviados por e-mail, WhatsApp ou mensagens, sem antes checar no canal oficial do fornecedor se aquela forma de contato está correta. Observe atentamente os dados da empresa em boletos, bem como a titularidade de contas para depósito e outras informações.

Compras em lojas físicas

6. Faça uma pesquisa e compare preços de diferentes lojas antes de fazer uma compra. Isso ajudará a ter uma ideia dos preços reais dos produtos e garantir que você está obtendo um bom negócio.

7. Analise durante a promoção, as condições de pagamento oferecidas, as taxas de juros cobradas e os prazos para quitação, por exemplo. Inclusive, é fundamental ponderar se a compra de determinado item, ainda que em valor promocional, cabe no bolso e não irá comprometer o orçamento.

O objetivo da Procon é auxiliar os consumidores que pretendem participar da Black Friday a fazer compras seguras, sem cair em falsos descontos, nem na armadilha de comprar por impulso.

black friday

Em caso de denúncias, procure o atendimento no Litoral Norte nos endereços:

São Sebastião: Avenida Guarda-Mor Lobo Viana, 335, esquina com a Rua Prefeito Mansueto Pierotti, e atende pelos telefones (12) 3892-1639 ou (12) 98143-0641 (Whatsapp)

Caraguatatuba: Avenida Frei Pacifico Wagner, 908, Centro, atendendo pelo telefone: (12) 3897-8282

Ilhabela: Avenida Princesa Isabel, 1.333, Perequê, telefone: (12) 3896-9200 ramais 9116 / 9117 /9118

Ubatuba: Rua Professor Thomaz Galhardo, 1172, Centro (Poupatempo), no telefone (12) 3833-7116

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *