Animais de estimação precisam de atenção em meio à onda de calor

A Prefeitura Municipal de Ilhabela emitiu um alerta com relação aos cuidados com animais de estimação em meio à onda de calor. Dicas como ter atenção para a hidratação adequada e  mantê-los longe do sol nos períodos mais quentes do dia são primordiais.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a onda de calor deve durar até sexta-feira (17), com elevação de 5°C acima da média, o que pode ser um risco. Animais expostos ao calor por longos períodos podem desenvolver exaustão, com sintomas como respiração ofegante, salivação excessiva, fraqueza, vômitos, tremores, diarreia e até perda da consciência.

Além da temperatura elevada, nos horários mais quentes os pets também podem desenvolver queimaduras na pele e nas patas por andar sem proteção no asfalto e solos quentes.

Segundo a veterinária do Centro de Referência Animal (CRA), de Ilhabela, Nathalie Vecchio, alguns animais precisam de mais atenção por sua própria característica genética. “Se com o aumento da temperatura já nos sentimos mal e com dificuldade respiratória, que dirão os animais”, pontua a veterinária.

Porém ela destaca que, independentemente da raça, em caso de dúvida ou sintoma estranho, o tutor deve procurar imediatamente um veterinário.

Nathalie explica que cães e gatos idosos ou de focinho encurtado, chamados de braquiocefálicos, são os que mais sofrem com a dificuldade respiratória. “A troca de calor se dá, principalmente, pela boca. Braquiocefálicos têm a boca curta, por isso a respiração fica prejudicada”, alerta a veterinária.

Confira as dicas da veterinária para proteger seu animal do calor:

calor

– Mantenha a água sempre fresca ou gelada, fazendo a troca três vezes ao dia. Se estiver no trabalho, faça uma pedra grande de gelo e deixe dentro da vasilha para ela manter a água fresca.

– Faça sorvetinhos com patês prontos para refrescá-los e fazer um agrado.

– Evite os horários de calor para passeio e certifique-se que o solo não está quente e não irá queimar seus coxins, também conhecidas como almofadinhas das patinhas.

– Procure locais protegidos do sol e lembre-se que a casinha pode virar um verdadeiro forno quando exposta às altas temperaturas.

– Animais presos às correntes, além de ser proibido, podem sofrer queimaduras de 3º grau pela exposição ao sol e pelo calor da corrente.

– Não deixe seu animal preso dentro de carros ou ambientes pequenos e fechados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *