A surfista de São Sebastião, Manu Medeiros, terminou o Circuito Brasileiro de Categorias de Base 2023 em segundo lugar na categoria Sub-12. A competição foi realizada na Praia da Ferrugem, também conhecida como Garopaba, em Santa Catarina. Com o resultado, ela contribuiu para a Seleção Paulista de Surf (SPSurf), que representou a Federação de Surf do Estado de São Paulo, se tornar campeã da competição.
“Estou muito feliz por essa conquista e só tenho a agradecer a todos que contribuíram para que isso acontecesse. Agradeço a Deus, em primeiro lugar, por me dar saúde e a minha família que embarcou no meu sonho e me apoia em tudo”, comentou a atleta.
Manu surfa desde os quatro anos de idade e começou a participar de competições com nove anos. Desde então, a surfista já conquistou pódio no Campeonato Paulista, primeiro lugar no Campeonato Sebastianense na categoria Sub-12 e terceiro lugar em uma etapa do Brasileiro.
De acordo com o pai de Manu, José Medeiros, apesar do foco na carreira de surfista, a filha se mantém sempre presente na escola e possui uma rotina organizada para conseguir ter uma agenda que não prejudique os estudos e os momentos de lazer.
“A Manu, depois da escola, tem aulas de funcional, natação, jiu-jitsu, inglês e sempre utiliza uma hora do dia para surfar. Tudo se encaixa e ela já está acostumada com esse dia a dia. Tenho muito orgulho por vê-la tão empenhada desde pequena em alcançar seus os objetivos e como pai só a incentivo”, explicou José.
Seleção Paulista
Além de Manu, outros surfistas sebastianenses ajudaram a seleção paulista ser campeão, como Mayara Zampieri que terminou em terceiro lugar na categoria Sub-16, Matheus Neves e João Vitor que também integraram o grupo.
A equipe demonstrou determinação ao conquistar a vitória na primeira etapa, alcançar o segundo lugar na segunda etapa e fechar com chave de ouro ao conquistar o 16º título por equipes na terceira etapa, em Garopaba.
“Essas conquistas não apenas enchem de orgulho o Estado de São Paulo, mas também mostram a força e o talento da nova geração de surfistas que está surgindo no cenário esportivo. A Seleção Paulista de Surf continua a escrever sua história de sucesso, deixando uma marca indelével no campeonato nacional de surfe. A Federação de Surf do Estado de São Paulo e todos os envolvidos nesse projeto têm motivos para comemorar”, comentou Zé Paulo, presidente da SPSurf.