Pedro Lucas Mendes dos Santos, de apenas 7 anos, foi campeão pan-americano de Jiu-jitsu, representando a cidade de Ubatuba, na categoria mirim/branca/leve, no último final de semana, em São Paulo.
O atleta é aluno do 2º ano da EM Prof° José Simeão, Taquaral, e faz parte do projeto social Herdeiros do Futuro. Coordenado por Bruno Muniz, por meio do ensinamento da luta, visa promover cidadania, respeito e disciplina. A ação acontece no bairro Silop, e atende 40 crianças de baixa renda, de 4 a 15 anos.
Conforme o técnico, Pedro é uma referência em disciplina e dedicação, o que se reflete em seus títulos em campeonatos de destaque como o sul-americano e brasileiro.
Luiz Fernando da Cruz Santos, pai do atleta, diz que a prática esportiva trouxe inúmeros benefícios aos cotidianos do filho que, inclusive, fica ansioso pelos próximos campeonatos e por desenvolver-se ainda mais no esporte.
O pai destaca também a importância do apoio familiar para essa conquista e aproveita a oportunidade para elogiar o técnico que se dedica diariamente aos alunos e fomenta o esporte na cidade.
Ambas experiências estão preparando o atleta para o campeonato mundial, que acontecerá no Ibirapuera, também na capital, nos dias 2 e 3 de dezembro, e promete reunir a elite do esporte.