Justiça determina prorrogação de prazo a desabrigados em pousadas

Acolhidos em pousadas de Cambury, desabrigados foram notificados, pela Prefeitura de São Sebastião, a desocuparem os estabelecimentos. As notificações, entregues na última segunda-feira (24), deram prazo de quatro dias para que as famílias deixassem o local.

Entre as vítimas das chuvas de fevereiro abrigadas nos estabelecimentos, está a camareira Cristiane Santos. A casa onde mora (veja na foto), com o marido e três filhos, no morro da Tropicanga, em Boiçucanga, chegou a ser “interditada definitivamente” pela Defesa Civil. O relatório, do dia 19 de março, determinou a demolição da casa e o encaminhamento da família para o programa de aluguel social.

Mas Cristiane foi surpreendida, na segunda, com um laudo diferente. Dessa vez, dando conta de que a moradia tinha sido liberada para retorno da família. “Tenho medo de deslizar terra e eu não conseguir socorrer meus filhos”, conta Cristiane. “Eu só quero estar segura”, acrescentou.

Segundo ela, não lhe foi oferecida moradia temporária em Bertioga, para onde foram levados outros desabrigados. A camareira pediu amparo à Defensoria Pública, que entrou na Justiça para que fosse feita uma avaliação do risco por um perito. O juiz Guilherme Kirschner, de imediato, determinou que a prefeitura mantenha a família na pousada por mais 30 dias.

A prorrogação do prazo também foi ordenada para outros cinco casos, como o do pintor Ednaldo Brito. Ele morava de aluguel, na Vila Sahy, e alega que o proprietário está reformando a casa. Com isso, o pintor não teria como retornar à residência, onde vivia há sete anos.

Notificado a sair da pousada até esta sexta (28), Ednaldo se recupera de uma cirurgia de hérnia umbilical, a qual foi submetido há três semanas, o que o impossibilita de trabalhar. A falta de renda e a escassez de imóveis, disponíveis para locação, agravam a situação do pintor.

O Nova Imprensa foi procurado por moradores da Vila Pantanal, em Juquehy, que também estão acolhidos em uma pousada no bairro. Conforme relatam, na última quarta (26), também foram notiicados para desocupar o estabelecimento até o dia 10 de maio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *