Polícia Ambiental encontra 5 espingardas e armadilhas no Parque Estadual

Mais uma denúncia de caça ilegal de animais silvestres levou o Grupamento Tático da Polícia Militar Ambiental ao Parque Estadual da Serra do Mar (PESMAR), em Caraguatatuba, na tarde desta terça-feira (14). Os policiais encontraram armas e armadilhas, dentro da área de proteção, mas ninguém foi preso.

O patrulhamento começou no bairro Abra de Dentro, na região Sul da cidade. Segundo a equipe, ao final da estrada havia uma trilha com sinais de movimentação recente e decidiram seguir nela. Então, depois de duas horas de incursão pelo parque, com uso de técnicas de rastreamento humano, encontraram diversos trepeiros utilizados por caçadores.

Os trepeiros são armadilhas rústicas montadas por caçadores para facilitar o abate de animais silvestres. São escadas entre árvores e uma plataforma onde permanecem, às vezes por horas, esperando pelo bicho.

Ainda na trilha, os militares identificaram marcas de botas que desviavam da trilha sentido mata a dentro. Em averiguação, a equipe encontrou próximo a um rio, escondido debaixo de uma pedra, cinco espingardas de fogo de marcas e calibres variados. Todas as armas estavam em bom estado de conservação e com indícios de uso recente.

Espingardas e armadilhas

Além disso, havia diversos cartuchos (munições), cinco canhõezinhos, que são estruturas de ferro que comportam um cartucho de arma de fogo e são instaladas nas trilhas. Normalmente são utilizadas para abater animais atraídos com alimentos. A estrutura é dotada de um dispositivo que é acionado quando o animal passa pela armadilha, onde ocorre o disparo e o animal é atingido.

Os policiais não localizaram nenhum responsável pelo armamento, que foi entregue na Delegacia da Polícia Civil. O delegado elaborou boletim de ocorrência de localização de objetos e apreensão de arma de fogo.

Denúncias de crimes ambientais podem ser feitas pelos telefones 190 e (12) 3886-2200 da Polícia Militar Ambiental de Caraguatatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *