Verão pede cuidados especiais com a saúde dos cabelos

Assim como a pele, os cabelos precisam de cuidados especiais no verão, principalmente em dias de praia e piscina. De acordo com a dermatologista e tricologista do Hapvida Notredame Intermédica, Larissa Ethel, a exposição excessiva ao sol faz com que os fios se danifiquem a ponto de até perder parte de sua melanina e mudar de cor. Esse clareamento é um indício de que uma agressão está ocorrendo.

“O clareamento dos fios por exposição solar é um indicativo de que os raios UVA e UVB estão danificando tanto os fios, que parte da melanina contida em seu interior está sendo quebrada. A água do mar e da piscina também provoca danos aos fios, já que o sal ou os produtos químicos também propiciam abertura das cutículas com maior chance de ressecamento e quebras das hastes capilares.”

Como ainda não existem protetores solares para os cabelos tão eficientes quanto os para a pele, a recomendação da médica é fazer a proteção dos cabelos com barreira mecânica.

“A proteção dos cabelos e couro cabeludo deve ser feita com chapéus ou bonés, principalmente na praia. Além disso, é essencial investir na hidratação dos fios para que as cutículas fiquem seladas, aumentando a resistência contra quebra. Ao entrar na água, é recomendado o uso de cremes sem enxágue ou leave in, capazes de manter essas cutículas fechadas.” afirma.

As lavagens dos cabelos também merecem atenção especial para aumentar a saúde dos fios e do couro cabeludo. A médica explica que para propiciar a limpeza do couro cabeludo, os shampoos têm substâncias com cargas iônicas negativas (ânions) que acabam abrindo as cutículas das hastes capilares, tornando-as mais suscetíveis a quebra. Para fechar essas cutículas, dando maciez e proteção ao cabelo, é importante que após o uso do shampoo, seja utilizado um condicionador ou máscara que têm carga iônica positiva (cátion) e sela os fios. Os leave in e cremes sem enxágue também estão nesta categoria de produtos.

Além disso, é importante não dormir com os cabelos molhados, já que os fios ficam mais frágeis quando não estão secos, podendo se quebrar facilmente. A umidade do couro cabeludo também pode propiciar o aumento de fungos como a Malassezia furfur, causadora da dermatite seborreica. Quanto a frequência das lavagens, o ideal é ser adaptada a característica do couro cabeludo.

“Pessoas com o couro cabeludo oleoso podem lavar os cabelos diariamente para prevenir a dermatite seborreica e outras doenças inflamatórias do couro cabeludo. Já aquelas que têm o couro cabeludo normal a seco, podem espaçar mais as lavagens, evitando o ressecamento e danos aos fios”, conclui Dra. Larissa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *