Começa resgate de animais vítimas das chuvas em São Sebastião

O resgate dos animais vítimas das chuvas em São Sebastião começou nessa terça-feira (21). O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) já assistiu 50 animais, entre cães e gatos, e resgatou 19 deles.

O grupo, que conta com oito voluntários, atua junto a animais que ficaram presos nos escombros, bem como em casas localizadas nas áreas de risco. Há ainda a procura por aqueles que fugiram e estão perdidos pela cidade.

Agora o GRAD se integrou ao Posto de Comando mobilizado pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Prefeitura de São Sebastião para resgatar vítimas, além de apoiar a população atingida pelas fortes chuvas que afetaram a região.

Segundo a médica veterinária e bombeira civil, Carla Sássi, que está na operação do GRAD em São Sebastião, ainda pode haver dezenas de animais precisando de auxílio. “Muitas pessoas só conseguiram fugir com a roupa do corpo. Então estamos em campo buscando os animais que ficaram em áreas de risco, muitas já sem energia elétrica”, explica a veterinária.

“Alguns tutores estão indo conosco para nos mostrar onde os animais ficaram. Alguns estão desde domingo sem ração e sem água”, lamenta Carla.

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD)

resgate de animais

O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD)  conta com 60 voluntários de várias áreas. Entre eles estão veterinários,  biólogos, zootecnistas, analistas de sistema, oceanógrafos, estagiários, engenheiros ambientais, além dos socorristas que atuam em campo.

Desde a sua fundação, o GRAD já fez milhares de resgates em situações de desastres, com a expressiva marca de mais de 10 mil animais salvos.
O grupo atuou nos rompimentos de barragem nas cidades mineiras de Mariana, em 2015, e Brumadinho, em 2019. Além disso, trabalhou no resgate das búfalas abandonadas em Brotas e nas chuvas em Teresópolis. O grupo recentemente socorreu os animais da tribo Yanomami, prestando atendimento em casos graves de desnutrição.

One Reply to “Começa resgate de animais vítimas das chuvas em São Sebastião”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *