Ciamar resgata 35 pessoas ilhadas em São Sebastião

Segundo a Polícia Ambiental Marítima (Ciamar), em boletim divulgado às 18h desta quinta-feira (23), chega a 35 o número de pessoas resgatadas em São Sebastião. Desde sábado, famílias inteiras ficaram ilhadas depois que suas casas foram atingidas pelas enchentes, deslizamentos de barreiras, quedas de árvores e rodovias fecharam.

Desde o último sábado (18), a Ciamar presta todo o apoio possível por água nos seis municípios (Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba) em estado de calamidade pública.

ilhadas
Foto: Ciamar/Divulgação

Resgate de pessoas ilhadas

De acordo com a equipe, todos os dias famílias são retiradas de locais de risco e transportadas a bordo das lanchas-patrulha da PM para locais seguros em terra. Na última terça (21), em Boiçucanga, uma família ficou ilhada quando a casa que estavam inundou até o teto.

Eram seis crianças e oito adultos. Então, quando os policiais chegaram a família estava debilitada, com febre e vômito. Por isso, já na embarcação receberam os primeiros atendimentos, hidratação e desembarcaram em segurança.

Ao todo, 35 pessoas foram salvas em locais de risco, de Boiçucanga e Barra do Una.

Destinação de Suprimentos

ilhadas
Foto: Ciamar/Divulgação

Até agora a Polícia Militar Ambiental Marítima já transportou a bordo das lanchas-patrulha mais de 1.000 litros de água mineral, 700 quilos de mantimentos diversos, 210 cestas básicas. Além disso, duas caixas com lanches prontos, 1.000 marmitas, 170 colchões, fraldas, roupas, rações e outros suprimentos. Os bairros mais afetados foram Barra do Sahy, Juquehy, Cambury e Praia da Baleia.

Entre as ações, as equipes realizam transporte operacional de profissionais de outras áreas, como por exemplo, Assistência Social, Defesa Civil, Saúde, serviços básicos como fornecimento de energia e outros. Bem como o transporte de Policiais Militares, Policiamento Rodoviário, Bombeiros, Polícia Civil e outras instituições.

A Ciamar lembra que as famílias necessitam de muita ajuda, não só de mantimentos e alimentos não perecíveis, além de água potável, mas também fraldas infantis e geriátricas de todos os tamanhos, cobertores, lençóis, colchões, toalhas de banho, roupas para todas as idades, itens de limpeza e higiene, velas, etc.

As doações podem ser feitas em qualquer unidade da Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, sobretudo na Rua Plínio de França, 51 – Saco da Ribeira, Ubatuba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *