“Potencial desastre foi previsto e avisado”, diz coordenador do Cemaden

As chuvas que assolaram o Litoral Norte, entre a noite de sábado (18) e a madrugada de domingo (19), foram previstas pelo Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden). Segundo o coordenador-geral Marcelo Seluchi, uma nota técnica foi enviada à Defesa Civil nacional na última quinta-feira (16).

No dia seguinte, a Defesa Civil estadual também foi informada. “Não esperava chuva tão elevada, não tem como prever 600 milímetros, mas a situação de potencial desastre foi prevista e avisada”, contou Seluchi, em áudio enviado ao Nova Imprensa.

Desastre anunciado

O diretor do Cemaden, Osvaldo Moraes, confirmou que o órgão emitiu nota técnica, boletim e alerta. “Utilizamos esses três mecanismos para comunicar, os agentes responsáveis, que a situação estava se desenhando pra algo muito intenso”, disse Moraes, em entrevista à CNN, nesta segunda (20).

O Cemaden ressaltou que todas as defesas civis têm acesso aos boletins do órgão, que mostram os riscos de deslizamentos e inundações.

Uma transmissão no Youtube, no canal do Ministério da Integração, reforçou o alerta ainda na sexta. “Tem vidas em risco”, disse o chefe do Instituto Nacional de Meteorologia, Mamedes Melo, acompanhado por agentes da Defesa Civil nacional.

desastre
Foto: Helton Romano/NI

Avisos nas redes sociais

No mesmo dia, a Defesa Civil estadual publicou mensagens em suas redes sociais, informando a previsão de 250 milímetros de chuva no Litoral Norte. O tenente Maxwel Souza frisou o risco de deslizamento de terra. “O solo já se encontra bastante encharcado, em razão das fortes chuvas que atingiram o Estado nos últimos dias”, declarou ele, em vídeo no Instagram.

Já a Defesa Civil de São Sebastião e a prefeitura não publicaram nenhum comunicado antes da chuva. O último alerta da DC local foi no dia  7 de fevereiro, sobre as chuvas previstas para aquela data.

No início da madrugada de domingo, quando moradores já sofriam os efeitos do temporal, a prefeitura publicou um vídeo de evento de carnaval. “Mesmo com chuva, a Rua da Praia está lotada”, destacou a publicação, que gerou críticas nos comentários. “Eventos para promover o nome da cidade sempre será mais importante do que à população, né? Vocês não tem vergonha na cara não?”, questionou uma mulher.

Procurada pela reportagem, a prefeitura não respondeu se tinha ciência do alerta do Cemaden e quais providências foram tomadas.

2 Replies to ““Potencial desastre foi previsto e avisado”, diz coordenador do Cemaden”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *