Baleia-jubarte de 30 toneladas é encontrada morta em São Sebastião

Uma baleia-jubarte pesando aproximadamente 30 toneladas e 12 metros de comprimento foi encontrada morta em São Sebastião. O cetáceo flutuava próximo à Ilha do Montão de Trigo e Ilha dos Gatos e a equipe do Instituto Argonauta, que executa o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), a rebocou para coleta de material.

Segundo o Instituto, a baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae) era um macho adulto e devido ao seu tamanho e peso, o reboque foi lento. O Argonauta desenvolveu uma técnica de reboque e encalhe controlado feito para evitar risco à navegação, ou seja, que um barco atropele a carcaça durante a noite. Além disso, a técnica empregada evita que o animal encalhe em uma praia ou gere transtornos à população local.

baleia

Baleia sem sinais de trauma

A baleia não tinha sinais de trauma ou de interação com pesca, mas devido ao
estágio avançado de decomposição e autólise dos órgãos, a causa de morte não foi
confirmada.

Uma baleia-jubarte adulta atinge, em média, 15 metros de comprimento e seu peso pode chegar a 40 toneladas. Já o seu filhote pode nascer com 4 metros de comprimento e seu peso pode atingir 1,5 toneladas. Esse animal, encontrado em todos os oceanos do mundo, possui uma expectativa de vida de cerca de 60 anos.

As baleias, assim como nós, possuem em seu corpo uma característica que permite distingui-las umas das outras. As nadadeiras caudais desses animais apresentam detalhes exclusivos de cada indivíduo, assim como as nossas impressões digitais.

O Instituto do Argonauta executa o projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de
Santos (PMP-BS). Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das
atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos
marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos
animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *