Tartaruga-oliva, espécie vulnerável à extinção, é salva em Ubatuba

Uma tartaruga-oliva, espécie classificada como vulnerável à extinção, foi salva pela Polícia Ambiental depois de se prender em rede na Praia da Caçandoquinha, em Ubatuba, nesta terça-feira (28).

Durante o patrulhamento preventivo na região, a equipe policial localizou uma rede de emalhe de superfície, também conhecida como boiada. Na retirada, encontraram a tartaruga da espécie Lepidochelys Olivácea enrolada na malha. Segundo a Ambiental, o anial estava saudável, mas se não houvesse resgate, ela teria morrido afogada. Ela foi solta em seu habitat natural.

Também conhecida como tartaruga-comum e tartaruga-pequena, é uma espécie marinha de pequeno porte. O animal adulto mede entre 60 e 70 centímetros. Seu nome popular deve-se a cor verde oliva de sua carapaça.

A captura acidental em atividades de pesca representa uma das principais ameaças à espécie, principalmente redes de arrasto empregadas na pesca de camarão no entorno das praias de desova.

Segundo a medição, a rede irregular tinha 120 metros de comprimento por três metros de altura, com boias circulares para flutuação.

No momento da fiscalização não foi possível identificar o proprietário, pois não haviam pessoas e/ou embarcações pelo local no perímetro de mil metros. Estas são as condições obrigatórias, conforme preconiza a lei de pesca vigente.

tartaruga-oliva

A rede apreendida foi para o pátio da base da Polícia Militar Ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *