Inverno quente no Litoral Norte: confira atrativos e eventos da temporada

As cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo (Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Bertioga e Ubatuba) já estão preparadas para receber os visitantes nesta temporada de inverno, que começou no último dia 21 de junho.

A região, que é bastante procurada no alto verão graças às suas belas praias, agora também voltou a oferecer, após a restrição da pandemia da Covid-19, atrativos histórico-culturais e eventos.

Além disso, mesmo durante a estação mais fria do ano, o Litoral Norte é um dos principais destinos do estado para curtir a natureza. Isso porque há sol por mais dias, as temperaturas ficam amenas, com média acima dos 17 graus, e há menos incidência de chuvas.

Com um clima muito favorável, mais seco e com menos chuvas é uma excelente oportunidade de conhecer outros atrativos da região, além das já famosas e belíssimas praias. A culinária é excelente, as opções de passeios náuticos e terrestres são diversos, desde navegação por canais e rios, conhecendo a exuberância dos manguezais. Da mesma forma, há diversas opções de ecoturismo e turismo de aventura, no grande paredão da Serra do Mar.

Preços melhores na baixa temporada

O período entre junho e agosto também oferece tarifas mais baixas nos principais serviços de hospedagem e gastronomia, assim como um volume menor de pessoas circulando, o que significa mais tranquilidade, tanto nas férias, quanto em finais de semana prolongados.

Além das quase 200 praias é possível encontrar atrações para desfrutar da natureza por meio de Ecoturismo e Turismo de Aventura como: canoagem, trilhas ecológicas, city tour, passeios a cachoeiras e avistamento de cetáceos.

inverno
Foto: Julio Cardoso

Eventos no Litoral Norte

Similarmente, pensando em oferecer mais lazer e entretenimento aos turistas que chegam à região nessa temporada, as cidades que integram o consórcio turístico seguem realizando eventos culturais e esportivos que prometem agitar ainda mais o inverno.

“As cidades do Litoral Norte de São Paulo estão preparadas para receber os visitantes nas quatro estações, com um cardápio variado de atrações que vai muito além do turismo de sol e praia”, afirma o presidente do Circuito Litoral Norte, Caio Matheus. Para quebrar a sazonalidade, aquecer a economia e gerar empregos, de acordo com Matheus, os municípios vêm investindo em calendários de eventos para o ano inteiro. Ao passo que, no inverno, além de paisagens deslumbrantes, o turista encontra na região opções culturais, gastronômicas, esportivas, de aventura, lazer e compras para todos os gostos.

Confira a seguir o calendário com os principais eventos de cada cidade para os meses de julho e agosto:

Caraguatatuba

Jazz & Vinhos – De 30 de junho a 3 de julho

Festival da Tainha – De 1 a 10 de julho

IX Festival Gastronômico do Cambuci –  Dia 3 de julho

Caraguá a Gosto –  De 1° de agosto a 4 de setembro

A temporada de inverno em Caraguatatuba baseia o atrativo no turismo de esporte, aventura, gastronômico e de contemplação, segundo a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Galter Reis. “Os dias lindos de inverno oferecem um nascer e pôr do sol maravilhosos, dias lindos sem chuva, onde as pessoas podem desfrutar das paisagens da cidade”, reforça ela.

Ilhabela

Festival da Tainha – 1 a 3 de julho

49º Semana Internacional de Vela (Race Village, Semana de Monotipos e outros eventos incluídos) – 23 a 30 de julho

27º Festival do Camarão – 1 a 31 de agosto

Primeiramente, Ilhabela não é mais somente um destino de sol e praia. “Durante o inverno a cidade oferece uma série de experiências em meio à natureza e um calendário de eventos repleto de atrações, que envolve música, cultura, gastronomia e esporte”, destaca a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ilhabela, Luciane Leite.

De acordo com ela, o turista pode praticar o montanhismo subindo o Pico do Baepi, que no alto de seus 1.048m revela uma paisagem surpreendente do arquipélago. Porém, é importante estar preparado para subida, que apesar de íngreme, é compensada pelo contato com a Mata Atlântica e pelo belo cenário. São 7,4 km (ida e volta) de trilha, para esta atividade é necessário acompanhamento de guia.

Assim também, o trekking é outra experiência ideal para esta época do ano, recomendamos bastante a Travessia Bonete-Castelhanos. Então, em dois dias de caminhada junto à natureza e com uma pernoite na comunidade tradicional caiçara da Praia do Bonete, o visitante conhece três cachoeiras e seis praias.

O inverno é ainda uma das melhores estações para o birdwatching. Quer seja em terra, com as aves colorindo os comedouros e a mata, quer seja no mar, com avistamento de aves pelágicas e costeiras. Da mesma forma, os meses de junho a agosto são ótimos para ver baleias jubarte e outras 11 espécies de baleias e golfinhos.

São Sebastião

Festival de Inverno Jazz e Blues – 8 a 10 de julho

Arraiá Caiçara – 15 a 24 de julho

São Sebastião Matsuri, Festival da Cultura Japonesa – 5 a 7 e 12 a 14 de agosto

“Durante a baixa temporada, São Sebastião oferece diversas atividades turísticas. Está estruturada para receber turistas de forma responsável”, explica a secretária de Turismo de São Sebastião, Adriana Augusto Balbo.

As baleias já estão dando um show no Canal de São Sebastião; além disso a cidade oferece passeios voltados ao ecoturismo, como a Cachoeira Ribeirão de Itu, em Boiçucanga, que possui uma trilha completamente adaptada e acessível. Agora em julho há o tradicional Arraiá Caiçara, na Rua da Praia; o Festival do Camarão, no bairro São Francisco; e o Festival da Tainha, em Boraceia. Bem como a Festa de Nossa Senhora de Sant’Anna, no Pontal da Cruz; Retretas da Banda Municipal de São Sebastião sempre aos domingos, na Rua da Praia.

Ubatuba

20ª Festa da Mandioca, Sertão de Ubatumirim – 7 a 10 de julho

27º Festival do Camarão – 21 a 24 de julho

13º Festival Gastronômico de Ubatuba – 19 de agosto a 18 de setembro

Do mesmo modo, temporada de inverno em Ubatuba está repleta de atrações e eventos que valorizam nossa cultura e identidade. “O cenário deslumbrante e único que o inverno proporciona em Ubatuba são convite ao paraíso”, acrescenta o secretário de Turismo de Ubatuba, Alessandro Luis Morau.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *