POR AÍ: Caiçara lança livro de receitas tradicionais da salga de peixes e frutos do mar

A caiçara , de São Sebastião, está tirando um sonho do papel e lançando seu primeiro livro de receitas neste mês de junho. Especialista na técnica tradicional da salga de peixes e de frutos do mar, a autora ensina como fazer 13 pratos que aprendeu com seus ancestrais, incluindo as produzidas a partir do famoso peixe seco, que ela comercializa há anos em sua empresa, a Peixe de Varal.

O lançamento do livro “Peixe de Varal: Receitas que o sal conservou” acontece em dois eventos. Na próxima quinta-feira (23), às 19h, na Casa Caiçara da Rua da Praia. Ou no sábado (25), às 15h, no Escambau Cultura, em Boiçucanga, onde também terá uma aula aberta. Além da apresentação da obra, os convidados também poderão experimentar uma iguaria feita a partir da salga e, no Escambau, aprender de perto a produção do ingrediente principal da receita.

A obra com cerca de 80 páginas também traz ao leitor uma pesquisa com fotografias, documentos e referências históricas, além de ilustrações de Isabel Galvanese que nos remetem aos cadernos de receita de nossas avós, mas com o sabor caiçara da paçoca de peixe seco, da farofa de camarão seco, da manjuba apimentada, da conserva de tainha salgada, entre outras.

livro receitas caiçaras

Para Angélica de Souza, é uma alegria poder compartilhar essas técnicas e reviver suas memórias, pois é uma culinária tradicional que foi passada de mãe para filha, de geração em geração. “Sempre imaginei que um dia os ensinamentos da minha avó e bisavó poderiam virar um livro e chegar em muitas pessoas”, ressalta a autora.

A primeira edição conta somente com 100 exemplares e quem quiser adquirir poderá comprar no dia do lançamento, ou reservar na pré-venda, por meio de pagamento via pix, entrando em contato pelo WhatsApp do “Peixe de Varal” no (12) 99706.2578. A obra ainda tem a versão e-book (acesso virtual) disponível para venda na Amazon a preço mais acessível no link https://www.amazon.com.br/Peixe-varal-receitas-que-conservou-ebook/dp/B0B1K1VVDM/.

Os recursos para o projeto foram viabilizados pelo Programa de Fomento Cultural de São Sebastião, da Fundação Educacional e Cultural Deodato Sant’Anna (Fundass). Como contrapartida, a autora disponibiliza 10 versões impressas gratuitas e 50 acessos aos e-books, para Biblioteca Municipal, centros comunitários e movimento social caiçara já selecionados.

Junto a autora, também integram a equipe de produção do livro: Vanessa Stropp, Jessyca Biazini e Priscila Prisco. Além da colaboração do Coletivo Caiçara, do Camilo Terra, da Maria Angélica Moura, da Letícia Oliveira, bem como fotos da Nicia Guerriero e do Arquivo Histórico Municipal.

Serviço
Lançamento do livro na Casa Caiçara
Dia: 23 de junho de 2022
Horário: 19h
Endereço: Rua da Praia, em São Sebastião.
Lançamento do livro no Escambau Cultura
+ aula aberta com a autora
Dia: 25 de junho
Horário 15h
Endereço: Rua Benjamim Manoel dos Santos, 326, em Boiçucanga, na Costa Sul.
Mais Informações: (12) 99706.2578 ou @peixedevaral nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *