Prefeito afirma que não vai cumprir leis promulgadas pela Câmara de São Sebastião

Os vereadores de São Sebastião derrubaram dois vetos a projetos que criam leis voltadas para coleta de óleo de cozinha e para depressão na adolescência. Com a decisão, ambas as leis devem ser promulgadas e entram em vigor assim que forem publicadas no Diário Oficial (o prazo está estourado).

O prefeito Felipe Augusto, porém, afirmou que não vai cumprir nenhuma delas. Segundo ele, são leis inconstitucionais por gerarem atribuições à Prefeitura, o que não é permitido em projetos apresentados por vereadores. “O que foi aprovado não será realizado”, declarou Felipe, pouco depois da votação na Câmara Municipal.

O aviso do prefeito vale também para outro projeto vetado, que ainda precisa ser decidido pelos vereadores. É o que trata de políticas públicas para pessoas com autismo. Felipe disse que os interessados na causa “estão procurando o caminho errado”. “Esse assunto não é resolvido pela Câmara”, disse ele.

Já os procuradores jurídicos do legislativo discordaram do entendimento do prefeito, e emitiram pareceres favoráveis aos projetos.

Histórico de leis 

O anúncio antecipado do descumprimento de mais duas leis não chega a ser novidade em São Sebastião. Geralmente é o que ocorre quando as leis são criadas a contragosto do prefeito. Há dezenas nessa situação.

É assim, por exemplo, com a lei que obriga envio dos contratos para a Câmara, que no próximo mês completa três anos sem nunca ter sido cumprida. Também é o caso da lei que pretendia incluir conteúdo sobre corrupção no ensino escolar do município; e da que prevê medidas contra assédio a mulheres em estabelecimentos.

A Prefeitura também não cumpre normas da Lei Orgânica, como a que obriga prestação de contas da Secretaria de Meio Ambiente, e a que obriga relatório de gastos com publicidade.

A alegação do prefeito, para descumprimento das leis, não o livra de penalidades. Isso porque, somente a Justiça tem poder para declarar uma lei inconstitucional e torná-la sem validade.

Ao se recusar a cumprir uma lei, o prefeito comete crime de responsabilidade, conforme previsto no Decreto Federal 201/67.

Apesar de dizer, na última terça-feira (19), que toma “todo cuidado com as legalidades constitucionais”, o prefeito foi condenado justamente por desrespeitar a Constituição na criação de cargos comissionados. Felipe ainda se defende em outros dois processos pelo mesmo motivo.

One Reply to “Prefeito afirma que não vai cumprir leis promulgadas pela Câmara de São Sebastião”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Ótimo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *