Morre ex-secretário de esportes e empresário Mitsuo Kashiura

Mitsuo Kashiura, empresário e ex-secretário de esporte de Caraguatatuba, faleceu na tarde deste domingo (18), aos 91 anos, em Caraguatatuba. Ele, em vida,foi homenageado com o título de Cidadão Caraguatatubense e teve uma praça batizada com seu nome, a Praça Sensorial Mitsuo Kashiura, no bairro Cidade Jardim. Seu primeiro vôo livre foi aos 85 anos.

Na vida política, Kashiura chegou a ser 1º suplente de vereador na gestão do prefeito Bourabeby, além de atuar também como diretor do Conselho Municipal de Turismo, presidente da Comissão Municipal de Esporte, onde inaugurou o Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, entre outras importantes funções.

Direto do Japão

Kashiura nasceu no Japão em 1931, mas veio para o Brasil com apenas um ano de idade. Porém, só chegou à Caraguatatuba em 1963, onde montou uma pequena relojoaria na Praça Cândido Mota, ao lado da antiga padaria Capri.

Como bom esportista, em pouco tempo montou uma equipe de beisebol da colônia japonesa. Em 1965, Kashiura realizou o primeiro campeonato de futebol de salão, daí em diante, tomou gosto em organizar eventos esportivos.

No mesmo ano, junto com um grupo de comerciantes, fundou a Associação Comercial de Caraguatatuba, onde foi diretor por mais de 30 anos, até tornar-se sócio honorário da entidade. Ele ainda era membro do Rotary Club, onde participou por mais de 30 anos, chegando a ser presidente.

Em 1978, recebeu em São Paulo a medalha de Comendador da legião de honra Giuseppe Garibaldi.

Em 2019,  ele recebeu da Câmara Municipal de Caraguatatuba o título de Cidadão Caraguatatubense pelos relevantes serviços prestados ao município.

A homenagem se deu por meio do Decreto Legislativo nº 395 de 12 de setembro de 2018. O autor foi o vereador Renato Leite Carrijo de Aguilar (Tato Aguilar) e aprovado por unanimidade pelo Poder Legislativo.

kashiura

Amor por esportes

Além de diversos torneios importantes na cidade organizado por ele, também foi um atleta exemplar. Já idoso continuou atuante na natação e tênis de mesa como paratleta. Kashiura participou, inclusive, de várias competições voltadas aos idosos em todo o Estado, como Jori, Joremi, entre outros.

Em 2006, Kashiura foi homenageado na realização dos Jogos Regionais em Caraguá, quando carregou e acendeu a pira Olímpica.

Posteriormente, em 2017, com 85 anos, fez seu primeiro vôo livre de paraglider. Segundo declarou na época, “há 40 anos fizemos um torneio de voo aqui em Caraguá para inaugurarmos a rampa de voo livre da cidade e desde este dia tive vontade, mas como tudo na vida tem seu tempo, soube esperar e hoje chegou a minha hora”. E completou:  “A sensação de voar é muito boa, mas nada fora do normal”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *