Um policial militar, de 41 anos, morreu afogado na praia do Pinto, em Ilhabela, após ser atingido pela própria lancha que estava a deriva, na tarde deste sábado (19). Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimos (Gbmar), o cabo Israel João de Souza caiu do barco e, ao tentar subir de volta, o casco da embarcação bateu em sua cabeça.
Ele chegou a ser socorrido por populares desacordado, mas não resistiu. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pessoas tentando fazer massagem cardíaca para reanimá-lo. Outro vídeo mostra a embarcação girando com o motor ligado próximo a areia da praia.
A equipe do Samu resgatou a vítima e o encaminhou para o hospital municipal, onde a morte foi confirmada às 16h20 por parada cardiorespiratória.
O PM era morador de São Sebastião e atuava em Ilhabela há 13 anos. Muito conhecido na região, o cabo Israel foi homenageado na Câmara Municipal de Ilhabela em 2009 pelo trabalho no arquipélago e por participar da Missão de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU ) no Haiti, onde atuou com as equipes de ajuda humanitária.