Litoral Norte registra dezenas de ocorrências por conta das fortes chuvas

Os ventos e as fortes chuvas que atingiram o Litoral Norte na noite desta quarta-feira (30) causaram dezenas de ocorrências, como quedas de árvores, alagamentos, falta de energia elétrica e veículos destruídos. Apesar dos estragos, não houve feridos.

No município de Ilhabela foram registradas pelo menos 20 ocorrências pela Defesa Civil da cidade entre 23h e 6h da manhã desta quinta-feira (31). A maioria dos casos foi relacionada a quedas de árvores, sendo que três afetaram a rede primária da fornecedora de energia e deixou a cidade durante horas sem luz. Outras duas quedas de árvores atingiram veículos que estavam em via pública. Além disso, foi registrado um ponto de alagamento.

A região norte da cidade foi a mais atingida, com cerca de 100 milímetros de chuva. Na Vila foram 60 milímetros e na Barra Velha, aproximadamente 50 milímetros. A Prefeitura de Ilhabela informou que as equipes continuam atendendo as ocorrências nos bairros e realizando limpeza e desobstrução de vias públicas.

Em São Sebastião ocorreram alagamentos e quedas de árvores. Não há desalojados e desabrigados. De acordo com a Defesa Civil, as principais ocorrências de alagamentos foram registradas nos bairros Porto Grande, Enseada e Topolândia. Ainda de acordo com o órgão, houve queda de árvore na escola Maria Virgínia Silva, em Barra do Una, queda de árvore sobre um veículo no Porto Grande e queda de barreira na curva de acesso ao Varadouro.

Em alguns bairros, o acumulado de chuva superou, 90 milímetros em 12 horas. Na Praia da Cigarras foi registro 98,78. O bairro Enseada atingiu o índice de 92.1mm e no Porto Grande foram 91.65mm.

A rede telefônica também ficou comprometida na cidade. Segundo a empresa de telefonia, houve rompimento de cabos durante a tempestade. Por causa do rompimento, os telefones de órgãos públicos, como Hospital de Clínicas de São Sebastião (HCSS) Centro, Hospital de Clínicas de São Sebastião- Costa Sul (HCSS-CS), Agiliza e Prefeitura ficaram indisponíveis.

Previsão de mais chuvas e ressaca

O estado de atenção se mantém na região, em função do alerta emitido pelo Defesa Civil, com previsão de mais chuvas, seguidas de raios, ventos e granizo até sábado (2). A previsão é te até 250mm no período. Há, também, previsão de ressaca marítima (aumento do nível do mar e ondas altas)..

A força de salvamento reforça para que a população fique atenta a áreas de risco, pois a previsão de acumulados elevados nos próximos dias pode tornar o solo muito úmido e propiciar deslizamentos, desabamentos, alagamentos, quedas de árvores e desabamentos de muros.

Outros telefones de emergência no Litoral Norte

Defesa Civil: 199
Corpo de Bombeiros: 193
SAMU: 192
Polícia Militar: 190

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *