Juiz absolve vereador de São Sebastião por compra de votos

O juiz Guilherme Kirschner julgou improcedente a denúncia contra o vereador de São Sebastião, Edivaldo Campos, o Teimoso, por captação ilícita de votos. Teimoso foi denunciado pelo partido MDB, em meio à campanha das últimas eleições.

A acusação se baseou em vídeo gravado durante churrasco nas imediações do Porto. As imagens mostram funcionários da Câmara Municipal entregando alimentos e bebida a portuários, em nome do então presidente Teimoso.

Os funcionários eram o guarda municipal, Julio Henrique Paiva, e o calceteiro Julio Cesar Sales, que na época estavam cedidos à Câmara, a pedido de Teimoso.

No vídeo, é possível ouvir Paiva pedindo para que não o filmasse. Ele foi nomeado chefe de gabinete da presidência no último mês da gestão de Teimoso.

Os alimentos estavam em uma kombi que exibia o adesivo do candidato. Antes de retirar as sacolas, o carro dirigido por Sales se afastou do churrasco, estacionando num local mais “reservado”.

A reportagem descobriu que o veículo está registrado no nome da empresa de Teimoso, a Jati Construtora. Essa informação não foi apresentada no processo.

O autor do vídeo, animado com a doação, mandou recado a Teimoso. “Aqui é voto pra mais de metro. Ajuda nós que nós ajuda você”, disse ele. Na sequência, pediu ao pessoal da empresa “uma força pro Teimoso”.

Para o promotor Alfredo Luis Portes, no vídeo ficou demonstrado abuso de poder e captação ilícita de votos. Ele emitiu parecer favorável à condenação.

Mas para o juiz, o vídeo não é suficiente para provar a participação de Teimoso ou sua concordância com o ato. A sentença foi publicada nesta quarta-feira (9).

O ex-prefeito Juan Garcia, presidente do MDB, disse que vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *