Ubatuba vai remunerar pescadores por resíduos retirados do mar

Ubatuba vai remunerar pescadores por resíduos retirados do mar, segundo o assessor especial de Planejamento e Fomento Econômico, Thiago Gigliotti. O projeto visa incentivar o recolhimento de resíduos sólidos no ambiente marinho no território das Áreas de Proteção Ambiental (APAs Marinhas) de São Paulo.

O Governo do Estado abriu edital de pregão eletrônico para contratação de serviços para a instalação de três pontos de recebimento de resíduos. Inicialmente, o projeto será nos municípios de Ubatuba, Itanhaém e Cananeia.

Além da questão operacional, que envolve a logística da retirada de lixo do mar, o projeto propiciará a geração de dados sobre os resíduos sólidos encontrados, ainda primários no Brasil. A questão é indispensável para subsidiar a segunda fase do projeto e para a integração com outras políticas públicas relativas à poluição marinha.

Pescadores e resíduos

Em Ubatuba, o projeto é realizado em conjunto pela Prefeitura e Fundação Florestal (FF), assim como a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O local escolhido para o primeiro ponto de coleta foi a Barra dos Pescadores, com a possibilidade de expansão.

Então, os pescadores que desejarem farão um cadastro. A remuneração, segundo a prefeitura, é pelo trabalho que eles já fazem, que é a retirada de resíduos do mar. Decerto, quem trabalha com arrasto de camarão, ao passar a rede, já recolhe muitos resíduos.

Logo, o que muda é que “o material será levado para essas estações que, no caso, ficarão onde é feito o desembarque do pescado. Após pesados, os resíduos terão a destinação correta em parceria com as Cooperativas de Reciclagem”, explicou Gigliotti.

De acordo com a prefeitura, a remuneração será de acordo com a quantidade de resíduo, num valor proporcional a partir da pesagem. O objetivo, portanto, é ampliar a retirada de materiais dos oceanos e a adesão de toda frota pesqueira às boas práticas já executadas por muitos.

A bonificação do serviço prestado pelos pescadores será  por meio do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que, segundo o projeto, contribui para a recuperação da qualidade ambiental, bem como a melhoria dos serviços ecossistêmicos e um maior engajamento nesse desafio.

One Reply to “Ubatuba vai remunerar pescadores por resíduos retirados do mar”

  1. bbw with huge knockers gets her pussy worked.weneedporn.online
    olalaporno.com shemale destroys her man.

    Meus parabens aos pescadores que ha contribui com o projeto e a prefeitura em apoialos nessa missao..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *