Empresários de Ubatuba reclamam de onda de furtos e ameaças

Empresários de Ubatuba reclamam de onda de furtos e ameaças que sofreram neste último mês em diversos pontos comerciais. As informações são da Associação Comercial de Ubatuba (Aciu).

Um empresário, dono de vários comércios na Rua Guaran,i contou que nos últimos 30 dias sofreu depredação em uma de suas lojas e furtos nos outros. Um lojista da Praça 13 de Maio desabafou que não aguenta mais a situação. “Não estou conseguindo mais trabalhar. A situação está ficando deplorável”.

Empresários insatisfeitos

A Aciu colheu depoimentos de mais 16 empresários tanto da Rua Guarani, quanto da Praça 13 de maio, Rua Thomaz Galhardo e Avenida Iperoig. Todos que também tiveram seus estabelecimentos furtados recentemente. Além disso, muitas vezes são abordados por ambulantes ilegais. Eles acreditam que o número alto de mendicância na cidade tem contribuído para esses acontecimentos.

“Eles entram no meu estabelecimento vendendo balas e se a pessoa não compra, eles ameaçam. Se eu não forneço algum tipo de alimento e bebida também sou ameaçado”, contou um lojista.

Moradores em situação de rua

De acordo com o levantamento geral da Secretaria Municipal de Assistência Social de Ubatuba sobre moradores em situação de rua no primeiro quadrimestre deste ano, a cidade conta com cerca de 150 pessoas fixas no município e aproximadamente 500 que circulam na cidade.

Destas, 490 pessoas atendidas pela casa de passagem e quase 200 receberam vale transporte para voltar para as suas cidades, segundo o órgão, a pedido delas mesmas.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Márcio Cândido, é imprescindível ter uma base fixa da Guarda Municipal na Praça 13 de maio, mas enquanto isso não acontece, ele garantiu que tem ficado uma viatura no local, “tanto que não há mais pessoas em situação de rua ali e nem no coreto da Praça da Exaltação da Santa Cruz”.

Ainda segundo Cândido, muitas ações ajudam, como criar barreiras nas divisas, conscientização de não doação de esmola e não-venda de bebidas alcoólicas para as pessoas em situação de rua.

“Precisamos unir todos os órgãos e fazer acontecer. Efetivar educadores sociais nos principais focos de concentração de pessoas em situação de rua e intensificar as abordagens”. Ele aproveitou para informar que já está tramitando uma lei na Câmara Municipal para regularização de espaços públicos. “Precisamos da conscientização de todos moradores e empresários.”

PM orienta empresários

O comandante da Policia Militar de Ubatuba, Capitão José Eduardo Aquino explicou que do início de 2021 até a presente data registrou 852 furtos em toda cidade. “Se compararmos com 2020 realmente tivemos um aumento, mas devemos observar que 2020 foi um ano onde as pessoas estavam em casa, saiam pouco para rua, comércios fechados, ou seja, menos vítimas disponíveis”.

Porém, continuou o capitão, “se comparado a 2019, com exceção de agosto, todos os meses o indicador de furto está mais baixo. Esse ano realizamos 15 flagrantes de furto, que tem uma pena baixa e muitos presos retornam para a sociedade pouco tempo depois de detidos”.

O capitão aconselha aos estabelecimentos comerciais instalarem câmeras de monitoramento para que a polícia possa identificar e capturar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *