Ilhabela completa 55 dias sem registros de óbitos por Covid-19

Ilhabela completou nesta quinta-feira (2) 55 dias sem registros de óbitos por Covid-19. O último caso, segundo a Secretaria de Saúde, ocorreu em 8 de julho. Desde o início da pandemia de coronavírus, em 2020, a cidade contabilizou 41 óbitos, um dos menores coeficientes de letalidade do Brasil: 0,52%.

Hoje, a cidade tem aproximadamente 35% da população com o esquema vacinal completo. Foram aplicadas até quarta-feira (1º) 40.757 doses, sendo 27.741 de 1ª dose, 12.156 de 2ª dose e 860 de dose única. No Brasil, o percentual das pessoas totalmente imunizadas é cerca de 30%.

Ilhabela está realizando a vacinação contra Covid-19 para adolescentes entre 12 e 17 anos sem comorbidades. Os munícipes que estiverem nesta faixa etária precisam se dirigir até umas das Unidades Básicas de Saúde das 8h30 às 16h para receber a 1ª dose. Importante que o pai ou responsável assine o termo de responsabilidade para que o adolescente possa tomar a vacina.

Vale lembrar que quem estiver com a doença precisa aguardar 30 dias para ser vacinado. Contatos familiares, escolares e vacinados para gripe precisam esperar 14 dias.

Demais ações contra a pandemia

Para conter a contaminação na cidade, a Secretaria de Saúde realiza o isolamento dos casos suspeitos de Covid e seus contatos intradomiciliares, além da testagem de todas as pessoas que tiveram contato com pessoas que testaram positivo.

Outra medida foi a implantação do Programa de Monitoramento Domiciliar em janeiro, que acompanha os casos com comorbidades. A ação é realizada por enfermeiros que analisam diariamente a situação dos pacientes suspeitos ou positivos para o vírus e que têm maior risco de agravamento da doença.

Os pacientes que recebem alta do setor respiratório são monitorados ainda por cinco dias e o atendimento é feito por profissionais da enfermagem e da fisioterapia, para aqueles que precisam de acompanhamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *