Pitbulls soltos na praia de Maresias matam pinscher e dono é multado

O dono de três pitbulls que costumam ficar soltos próximo a entrada 14, na praia de Maresias, em São Sebastião, e que mataram um pinscher na última semana, foi multado na tarde desta quarta-feira (22). Mesmo depois do incidente, os moradores denunciaram que os animais continuavam na praia.

O pinscher Batatinha

pinscher
Batatinha com sua tutora, Fernanda (Foto: Arquivo Pessoal)

Maurício, o dono do pinscher Batatinha, que morreu após ser atacado pelos pitbulls, diz que o vazio é imenso. “Ele dormia com a gente na cama, era como um filho”, lamenta.

Ele conta que estava de férias do trabalho e viajou com a namorada, Fernanda, por apenas quatro dias, deixando o Batatinha com o vizinho, que também tem um cãozinho.

Segundo o casal, o vizinho saía com os dois para passear sempre às 7h e na quinta-feira (16), o Batatinha escapou da coleira e correu pela praia, fazendo o percurso que estava acostumado a fazer com os tutores. “Todas as tardes íamos com ele para a entrada 13 e sempre ficávamos no mesmo lugar, ele deve ter pensado que estaríamos lá”, lamenta.

Porém, os cães da entrada 14 estavam soltos na praia e atacaram o animal, que não resistiu. O ataque foi rápido e Batatinha chegou a ser socorrido por um surfista que passava no local, mas não resistiu.

Maurício conta que tentou fazer um boletim de ocorrência na Delegacia de Boiçucanga, mas não foi atendido. “Vou abrir denúncia no Ministério Público”.

O delegado responsável pelo 2° DP de Boiçucanga, Dr. Alexandre Bertolini, informou ao Nova Imprensa que no dia do incidente havia apenas um policial plantonista na delegacia e por esse motivo “ele não poderia ir ao local dos fatos, como solicitado pelo dono do cachorro, mas estamos de portas abertas para recebê-lo e fazer o boletim de ocorrência”.

Ele informou ainda que ficou estarrecido com o material recebido em vídeo e participou da ação policial na casa do proprietário dos pitbulls.

Recorrente

Uma moradora que não quis se identificar informou que os pitbulls vivem soltos na praia, defecando e urinando ao redor. “A casa do proprietário dos cachorros é pé na areia, então ele se acha dono da praia. Ele solta os cães e nosso medo sempre foi que eles acabassem atacando um animal ou uma criança”.

Ela conta ainda que o homem tem o costume de fazer festas até de madrugada, o que também incomoda os moradores. “Muita gente na região já reclamou dele, mas nada foi  feito”, pontua.

O prefeito da cidade, Felipe Augusto, fez um pronunciamento sobre o caso em suas redes sociais e lamentou o ocorrido. “Esse indivíduo também já foi multado diversas vezes por promover festas clandestinas”, completou.

Denúncia e multa

De acordo com a Prefeitura de São Sebastião, as Secretarias do Meio Ambiente, de Saúde e Segurança Urbana, com o apoio da Polícia Militar, estiveram em Maresias após denúncias.

A equipe teve conhecimento do caso através de fotos e vídeos postadas por moradores em redes sociais, tanto do ataque ao Batatinha, quanto do medo dos banhistas, que se sentiam intimidados com os cães soltos.

Ainda de acordo com a prefeitura, o proprietário dos animais foi identificado e, na casa dele, os agentes de fiscalização constataram que havia um acesso aberto, que permitia que os cães se dirigissem à praia.

A Fiscalização Ambiental autuou o proprietário no valor de R$ 1,8 mil por descumprir a Lei 848/92, sobre a proibição de animais na praia. O Centro de Controle de Zoonoses notificou o proprietário para que feche o acesso à praia em até 72 horas, impedindo a saída dos cães. Após o prazo estipulado, os agentes retornarão para averiguar.

Como não estavam na praia no ato da fiscalização, os agentes não apreenderam os cães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *